Estudo mostra por que mulheres não ocupam cargos de chefia no mundo da moda
As mulheres são maioria entre os consumidores da indústria da moda. Também são maioria entre costureiros, designers e alunos de faculdades de moda, mas raramente exercem cargos de chefia neste setor. Essa desigualdade de gênero no mercado fashion foi explicada por um estudo do Conselho de Designers da América (CFDA).
De acordo com a pesquisa "The Glass Runway" (a passarela de vidro, em português), as mulheres não têm dificuldade em se destacar no início da carreira, mas param no meio do caminho. O motivo? Sexismo.
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Fatores como a obrigação em dar conta dos filhos e da família, menos confiança que os homens e falta de exemplos femininos a serem seguidos – comuns também em outros setores – aparecem como os principais relatados pelas entrevistadas.
De acordo com a pesquisa, 50% das profissionais que são vice-presidentes afirmaram que ter filhos é o principal obstáculo no avanço de suas carreiras.
Como resultado, apenas 41% das grandes marcas do mundo da moda são comandadas por mulheres. Grifes importantes como Dior e Givenchy contrataram suas primeiras diretoras de estilo mulheres em 2016 e 2017, respectivamente.
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