Espanha tem 3º dia de protestos contra pena de acusados de estupro coletivo

Neste sábado (28), mais de 30 mil manifestantes ocuparam as ruas da cidade de Pamplona, na Espanha, segundo dados da polícia local. É o terceiro dia de protestos convocados por coletivos e organizações de mulheres contra uma decisão da justiça espanhola que conferiu sentença mais branda a cinco homens acusados de estupro coletivo.
Em 2016, uma mulher de 18 anos sofreu a violência durante as festas de São Fermino, na cidade. Ela foi atacada por cinco homens, que em um grupo de WhatsApp se autodenominavam de "La Manada". Eles filmaram o estupro.
Veja também
- Mais de 4 mil meninas de 10 a 19 anos tiveram filhos após estupro no Brasil
- #SóMulherSabe: "Perdi a virgindade sendo estuprada"
- Elas foram violentadas e não sabiam, até entenderem o que é estupro marital
No entanto, a sentença, divulgada na quinta-feira (26), condenou cada um dos acusados a cinco anos de prisão por abuso sexual -- eles foram absolvidos do crime de estupro. A defesa dos acusados argumentou que as relações foram consentidas, já que no vídeo a jovem não manifestou "asco, dor ou sofrimento". E chegaram a contratar um detetive particular, que fez fotos que supostamente mostravam que a jovem estaria levando uma vida normal após o acontecido.
Desde então, espanholas têm manifestado sua indignação com a justiça. Além dos três dias de protestos consecutivos, foi organizada uma petição online para pedir a retirada dos juízes responsáveis pela sentença -- mais de um milhão de assinaturas foram reunidas em menos de 24 horas.
Na internet, a hashtag #cuentalo chegou ao trending topics do Twitter, com relatos de mulheres sobre abusos sofridos.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.