Topo

Kate e William anunciam nome do terceiro filho: Louis

da Universa, em São Paulo

27/04/2018 07h00

O bebê real já tem nome: Louis Arthur Charles. O Palácio de Kensington anunciou nesta sexta (27), o nome escolhido pelo príncipe William e por Kate Middleton para o terceiro filho. O bebê será conhecido como Príncipe Louis de Cambridge, afirma o comunicado.

Veja também

Os possíveis significados da escolha

Entre os nomes mais cotados para o pequeno por experts na realeza, Arthur — o que se tornou, de fato, o segundo nome — era a opção mais forte por ter sido supostamente o nome que o príncipe Charles, pai de William, cogitou dar ao filho. Além disso, Arthur é o segundo nome de William.

No entanto, é fato conhecido na história da monarquia que Louis era uma das opções da rainha Elizabeth para seu terceiro bebê, igualmente. Louis é também o terceiro nome do príncipe George, irmão mais velho do pequeno. Coincidência a relação com o número 3? Resta aguardar mais declarações do duque e da duquesa de Cambridge sobre a decisão.

O nome ainda é o último do pai, nascido William Arthur Philip Louis, e o primeiro do bisavô do príncipe Philip, marido da rainha e duque de Edimburgo. 

Por fim, Charles é uma homenagem ao avô paterno da criança, que também inspirou a escolha do nome da princesa Charlotte.

Outros fortes concorrentes

Além disso, casas de apostadores no Reino Unido ofereciam Albert, Philip e Henry como possibilidades. A primeira, uma homenagem ao pai da rainha Elizabeth, o rei George VI, que se chamava assim ao nascer. Já os dois últimos seriam celebrações do bisavô, o príncipe Philip e o tio, o príncipe Harry.

Na quarta-feira (25), durante um compromisso oficial, o príncipe William deu pistas de que o terceiro filho poderia se chamar Alexander. No dia seguinte, porém, aumentaram as especulações de que o bebê se chamaria Albert. O site oficial da família real reservou uma página para notícias sobre o príncipe Albert. Mas ao tentar acessá-la, surgia a mensagem de acesso negado. 

Os nomes reais britânicos costumam prestar homenagem aos reis e rainhas antecessores. A família de Elizabeth II, até agora, não mostrou uma ousadia fora da curva na hora do batismo.

O duque e a duquesa de Cambridge têm outros dois filhos: o príncipe George de Cambridge, 4, e princesa Charlotte, 2.

O nascimento do bebê

O príncipe Louis de Cambridge, o terceiro filho do príncipe William e de Kate Middleton nasceu nesta segunda (23), às 11h01 da manhã (horário de Londres) com 3,830 kg, na Lindo Wing do hospital St. Mary, em Paddington. Segundo a BBC, dois médicos próximos à família real, o obstetra Guy Thorpe-Beeston e o ginecologista Alan Farthing, supervisionaram o nascimento. Os dois também estiveram presentes nos nascimentos de George e Charlotte.

Kate havia dado entrada na maternidade por volta das 8h da manhã, acompanhada pelo marido. 

Cerca de 16h20 daquela tarde, o príncipe William deixou o hospital para encontrar com o príncipe George e a princesa Charlotte no Palácio de Kensington. O pai retornou 25 minutos depois com os pequenos, que acenaram para o público na entrada da maternidade, onde estavam prestes a conhecer o novo irmão.

No início da noite, cerca de apenas sete horas após o parto, William e Kate deixaram a maternidade com o terceiro herdeiro. A informação foi confirmada pela equipe dos membros reais nas redes sociais. "Suas Altezas Reais gostariam de agradecer todo a equipe do hospital pelo cuidado e tratamento que têm recebido. Eles também gostariam de agradecer a todos pelos seus desejos calorosos".

Tanto George quanto Charlotte tiveram seus nomes anunciados ao mundo dois dias após o nascimento. Já o anúncio de Louis levou quatro dias. Segundo a revista americana "People", a demora teve um motivo: Louis ainda não havia conhecido seu avô, o príncipe Charles, que estava na França para compromisso oficial.

Com sua volta nesta quinta, (26), os dois se conheceram e a família pode fazer sua apresentação ao mundo.

A posição do novo bebê na sucessão do trono

Caçula da família, o bebê ocupa o 5º lugar na linha sucessória da coroa britânica, atrás do avô, príncipe Charles, do pai, príncipe William, e dos irmãos mais velhos, príncipe George e princesa Charlotte — que fez história ao se tornar a primeira mulher a não perder seu lugar para um homem na linha para o trono.

O príncipe William e Kate Middleton anunciaram por meio do site do bebê real que não desejam receber presentes pelo nascimento de seu terceiro filho.

"O duque e a duquesa de Cambridge estão extremamente gratos pelo apoio e boa vontade expressados neste momento de felicidade. No entanto, Suas Altezas Reais não desejam encorajar o envio de presentes nesta ocasião e sentem que qualquer generosidade de espírito sentida por indivíduo deveria ser dirigida àqueles que necessitam", afirma o comunicado.