Topo

Pré-natal: conheça os exames que as grávidas devem fazer durante a gestação

Está pensando em ter filhos? É preciso se preparar, fazer exames e saber se está tudo bem com você - Getty Images
Está pensando em ter filhos? É preciso se preparar, fazer exames e saber se está tudo bem com você Imagem: Getty Images

Geiza Martins

Colaboração para a Universa

16/04/2018 04h00

Para saber se está tudo bem tanto com você quanto com o bebê, é necessário fazer muitos exames! Na verdade, a agenda da gestante fica tomada por consultas e avaliações físicas. A recomendação do Ministério da Saúde é fazer até seis visitas ao médico. Porém, alguns especialistas preferem aumentar essa frequência.

Então, para não se perder entre tantos afazeres e seguir direitinho o recomendado, que tal saber aqueles que não podem faltar?

Leia também:

Pré-gravidez

Se você estiver planejando engravidar, é de praxe buscar alguns exames para checar se seu organismo está pronto para receber um bebê. É o famoso pré-natal, que evita a pré-eclâmpsia, entre outras doenças. Segundo a ginecologista e obstetra Célia Beatriz David, precisamos focar se estamos com alguma doença que pode causar aborto espontâneo.

"Eles avaliarão a condição física da futura mamãe, detectam doenças e problemas que podem ocorrer na gestação e também com o feto", comenta Célia. É também nessa fase que podem ser feitos os testes para mulheres que têm dificuldade de engravidar.

Nessa fase, basicamente, o que iremos checar é o nosso sangue, que deve ser avaliado no mínimo 3 meses antes de engravidar, para dar tempo de diagnosticar e tratar. "O homem precisa investigar as mesmas doenças para evitar a transmissão para a mãe durante a gestação", explica a obstetra. Segundo ela, os exames são:

1. Hemograma completo — é a avaliação de todos os compostos presentes no sangue, como a série vermelha (dos glóbulos vermelhos), série branca (dos glóbulos brancos) e plaquetas. A ideia é descobrir se não existe um quadro de anemia ou outras doenças.

2. Sorologia para toxoplasmose — a doença pode causar cegueira ou surdez no futuro feto; *Esse é necessário repetir nos últimos meses.

3. Sorologia para HIV e sífilis — caso seja detectado um dos dois, é importante que tratar a mãe para os vírus não sejam transmitidos para o feto. No caso de HIV positivo, a mãe não pode amamentar.

4. Sorologia para citomegalovirus — que pode causar malformações ou abortamento.

Durante a gravidez

Dando continuação ao pré-natal, alguns exames são indispensáveis nos primeiros meses de gestação. Se a mãe não tiver feito os exames pré-gravidez, ela terá de realizar os 4 descritos anteriormente nesse momento— hemograma completo, sorologia para toxoplasmose, HIV, sífilis e citomegalovirus. Além disso, no início da gravidez, é preciso examinar:

1. Tipagem sanguínea — é essencial saber a tipagem, mas é ainda mais importante descobrir o fator RH da mãe. Isso porque se ela tiver fator negativo e seu bebê for positivo, pode haver um problema no parto que é chamado de eritoblastose fetal. Na prática, os sangues formam anticorpos anti-RH no organismo da mãe e esses podem destruir as hemácias do bebê. Mas isso é facinho de evitar, bastar tomar um medicamento indicado pelo obstetra. *Esse é necessário repetir nos últimos meses.

2. Urina — a ideia é detectar infecção urinária, pois essa pode causar desde um aborto até um parto prematuro.

3. Glicemia de Jejum — esse exame indica a quantidade de glicose presente no sangue. Ou seja, o médico irá avaliar se a gestante tem pré-diabetes, diabetes ou diabetes gestacional. Vale dizer que a diabete não tratada pode prejudicar uma gestação. A mãe pode desenvolver pré-eclâmpsia, que é o aumento da pressão arterial, ganhar muito peso, ou pior, abortar. Já o bebê pode crescer muito, ter insuficiência pulmonar ou ainda desenvolver icterícia. *Esse é necessário repetir nos últimos meses.

4. Ultrassom pélvica — logo no início da gravidez é preciso um ultrassom para avaliar onde está ocorrendo essa gestação, ou seja, se ela realmente está dentro do útero. Também é com ela que podemos descobrir a idade gestacional do feto, ou se há gêmeos ou se há realmente um feto, pois o nosso organismo pode nos enganar. *Esse é necessário repetir nos últimos meses.

5. Hormônios da tireoide — também é indicado avaliar a tireoide, pois se houver desequilíbrio pode causar excesso de ganho de peso na gestante.

Pós-parto

Depois que virou mãe, a mulher muda novamente a sua agenda. Mas agora a programação não são os exames, mas os cuidados com o filhote! Na verdade, ela volta a ter sua vida normal e deve buscar a fazer seus exames ginecológicos, principalmente o papanicolaou. Mas é preciso esperar 6 meses após dar à luz, ok?