Cannes 2018: Só 3 mulheres concorrem à Palma de Ouro, o principal prêmio
Dos 18 filmes indicados à Palma de Ouro, principal prêmio do Festival de Cinema de Cannes em 2018, apenas 3 são dirigidos por mulheres. O anúncio foi feito pela própria organização do evento nesta quinta, 12.
Entre as mulheres na corrida pela estatueta estão a libanesa Nadine Labaki, de "Capernaum", filme sobre a vida de migrantes em Beirute, a italiana Alice Rohrwacher, de "Lazzaro Felice", que conta a história de um viajante no tempo, e a francesa Eva Husson, de "Girls of the Sun", que narra os desafios de um grupo de mulheres curdas que tentam recuperar sua vila.
Veja também
- Desigualdade no cinema: Mulheres têm menos de um terço dos papeis com falas
- Personagens mulheres têm pouca voz nos filmes premiados com o Oscar, aponta levantamento da BBC
- Spacey, Weinstein, Toback: Entenda os casos de abuso que abalaram Hollywood
Questionado pela imprensa internacional presente na divulgação sobre a baixa representatividade feminina na seleção oficial, o diretor criativo do festival, Thierry Frémaux, respondeu: 'Não há diretoras mulheres o suficiente, mas não temos tempo para falar sobre isso aqui".
No entanto, a mostra paralela do próprio evento, "Um Certo Olhar", sugere o contrário: dos 13 filmes escolhidos, 7 foram dirigidos por mulheres.
Thierry ainda afirmou que "deve-se fazer uma diferenciação entre as diretoras femininas e [a iniciativa] Time's Up"
"Uma cota [de mulheres indicadas] não é uma preocupação para a seleção artística do festival. Filmes são escolhidos por sua qualidade, nunca haverá uma seleção feita com base em uma discriminação positiva [em relação às diretoras]", disse.
Ele apontou, no entanto, que o júri deste ano, presidido por Cate Blanchett, está mais equilibrado em relação aos gêneros. E fez questão de tocar no caso dos assédios e abusos cometidos pelo produtor Harvey Weinstein ao dizer que a indústria passou por um "terremoto" e que a própria organização do festival está discutindo as próprias práticas.
Nos 71 anos de história do Festival de Cinema de Cannes, apenas uma mulher levou a Palma de Ouro: a neozelandesa Jane Champion, por "O Piano", em 1993. "Como todo mundo, nos deploramos com o fato de que apenas uma mulher já venceu", concluiu.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.