Lena Dunham passou por histerectomia total para se livrar de endometriose
Atriz, diretora e escritora, Lena Dunham revelou em artigo à revista "Vogue" americana que passou por uma histerectomia total – retirada de útero e colo do útero – para dar fim à sua batalha contra a endometriose.
No texto, que será publicado na edição de março, a artista de 31 anos contou que depois da cirurgia soube que seus órgãos reprodutivos estavam mais afetados pela doença do que o imaginado. Seu útero era muitas vezes maior que um órgão saudável.
Veja também
- Fotógrafa mostra a cara e as dores da endometriose em ensaio pessoal
- Elas sofreram anos com cólicas por falta de um diagnóstico: endometriose
- Dificuldade para engravidar? O problema pode ser a endometriose
Lena declara que optar pela retirada total foi uma decisão difícil, apesar de já ter passado por todo tipo de tratamento contra a endometriose.
No texto, a atriz de "GIRLS" revela que está determinada em ser mãe e já está pesquisando suas opções. “Eu talvez tenha me sentido sem escolha antes, mas tenho escolhas agora. Logo vou saber se meus ovários, que estão em algum lugar do meu corpo, ainda produzem óvulos”, conta. E ela não descarta a possibilidade de adotar uma criança.
A doença
A endometriose é o depósito de endométrio (tecido que reveste a parede interna do útero) fora do órgão, podendo acontecer em qualquer lugar do abdômen. A estimativa é que ela atinja de 10% a 15% das mulheres em idade reprodutiva.
Cólica menstrual incapacitante – aquela que faz a mulher deixar de lado suas atividades normais —, dor pélvica fora do período menstrual, dor para evacuar e/ou urinar, durante a menstruação, dor durante as relações sexuais e dificuldade para engravidar são os principais indícios da doença, segundo o ginecologista e obstetra Sérgio Podgaec, do Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, e membro da Comissão Nacional Especializada em Endometriose da Febrasgo (Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia).
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.