Topo

Lavar as roupas do bebê não tem mistério, mas precisa de cuidados especiais

Depois de serem bem centrifugadas, o ideal é que as roupas do bebê sequem ao ar livre - Getty Images
Depois de serem bem centrifugadas, o ideal é que as roupas do bebê sequem ao ar livre Imagem: Getty Images

Letícia Rós e Veridiana Mercatelli

Colaboração para o UOL

13/02/2018 04h00

Você provavelmente já ouviu alguém dizendo que lavou todo o enxoval do bebê antes do primeiro uso. Se se espantou com isso, saiba que, de fato, as roupas das crianças –especialmente dos recém-nascidos-- precisam de uma atenção especial. Veja a seguir perguntas e respostas sobre o assunto.

Precisa lavar uma peça que acabou de comprar?

A pele do bebê é sensível a produtos químicos. Por isso, é recomendado que as roupas novas sejam lavadas antes de serem usadas, para retirar possíveis substâncias que possam irritar a pele.

Veja também:

Qual sabão deve ser usado?

Sabão neutro, sem cheiro, sem cor, pois, além de não agredir o tecido, evita que a criança tenha algum tipo de alergia por causa do perfume ou dos componentes. Enxágue bastante, para tirar todo resíduo possível.

Pode lavar as roupas do bebê com as dos adultos?

Não. Como o sistema imunológico do bebê é frágil, os micro-organismos contidos nas roupas dos adultos podem ser agressivos para ele. O ideal é lavar as roupinhas separadamente até os quatro anos. Além disso, o tipo de sujeira é diferente. As peças dos adultos carregam sujeiras mais pesadas, que requerem produtos mais fortes para eliminação de manchas e odores.

Tudo o que for do bebê pode ser lavado junto?

Separe por cor do tecido, tipo de sujeira e de peça. Por exemplo, itens gerais, como camisetas, bodies e macacões, lençóis e cobertores devem ser lavados separadamente de peças íntimas, como fraldas de pano e paninhos de boca.

Pode usar amaciante?

Os amaciantes –mesmo os destinados a roupas infantis–  têm uma quantidade de químicos e perfumes, que podem desencadear reações alérgicas no bebê. Alvejantes também não devem ser utilizados.

Precisa lavar tudo à mão?

Não. As roupas podem ser colocadas na máquina, desde que não seja uma peça que poderá danificar (veja a indicação na etiqueta). As máquinas atuais possuem recursos para todos os tipos de lavagem, inclusive para peças delicadas ou de bebê. A lavagem rápida da máquina também é uma opção a ter de esfregar.

Como tirar as manchas de comida das roupinhas?

Coloque as roupas manchadas de molho imediatamente em água com sabão neutro. Caso não seja possível, use sabão neutro em pedra (qualquer um de sua preferência) na mancha e esfregue à mão. Deixe de molho por 30 minutos e lave normalmente.

Como esfregar as roupinhas sem danificá-las?

Esfregue a roupa com movimentos circulares, à mão. Evite esfregar as peças no tanque ou esticá-las. E passe longe das escovinhas de roupa.

Qual melhor método de secagem?

Depois de serem bem centrifugadas, o ideal é que as roupas de bebê sequem ao ar livre. Cuidado para não guardar peças úmidas. Na hora de pendurar, para que não fiquem com marcas, você pode estender em cabides infantis. Se você se apressou a comprar uma secadora ou uma máquina de lavar e secar logo que engravidou, escolha com cuidado quando usá-la. Deixe para utilizar o equipamento com peças mais pesadas e de algodão. Isso porque os tecidos sintéticos, os delicados e a lã deformam na secadora.

Fontes: Cinthia Porto, personal organizer, Juliana Bach, médica no Prontobaby - Hospital da Criança, no Rio de Janeiro, e Nalva Alves, consultora doméstica.