Topo

Por que a ressaca fica mais cruel com o passar dos anos?

Entenda o que acontece no corpo quando ele metaboliza o álcool - Getty Images
Entenda o que acontece no corpo quando ele metaboliza o álcool Imagem: Getty Images

Do UOL, em São Paulo

10/02/2018 20h08

É Carnaval! Na época de maior folia do ano, é comum alguns exageros em relação ao consumo de bebidas alcoólicas. E não é segredo que as ressacas pioram à medida que a idade chega. Enquanto aos 20 anos de idade, você poderia sair logo da cama após uma noite bebendo até as 4 da manhã, aos 30, é mais provável acordar com aquela dor de cabeça e muitas náuseas depois de três taças de vinho antes da meia-noite.

O problema é que, embora existam muitas evidências de que a ressaca realmente piora com o passar dos anos, há muito pouca ciência concreta sobre os motivos que cercam esse (triste) mistério. Uma das explicações mais recorrentes é a de que quando ficamos mais velhos, nosso corpo precisa de mais tempo para se recuperar de certas situações.

Veja também

A seguir, veja algumas outras razões. As informações são do site "Business Insider".

Maior percentual de gordura

Grande parte das pessoas adquire mais gordura quando envelhece e perde músculos, que são constituídos de 75% de água. Como o álcool é absorvido mais rapidamente em corpos ricos em água, ou seja, os mais musculosos, quanto mais gordura, mais tempo a bebida permanecerá no seu organismo.

Fígado desgastado

São as enzimas presentes no fígado que metabolizam o álcool para ajudar a limpar o organismo. Entretanto, com o passar dos anos, perdemos algumas delas e o que fica nem sempre é eficiente para essa função.

Beber com menos frequência

O hábito de beber, na maioria dos casos, muda de acordo com o tempo. Quando somos jovens, passamos mais tempo ingerindo álcool e em maior quantidade. O problema da mudança de frequência é que o fígado já não estará mais acostumado com a presença de bebidas alcoólicas. Por isso, vai demorar mais para conseguir lidar com essa substância no organismo.