Topo

Fraldários em shopping apenas para mães terão multa de R$ 10 mil em SP

Getty Images/iStockphoto
Imagem: Getty Images/iStockphoto

Marcos Candido

Do UOL, em São Paulo

31/01/2018 04h00

O primeiro shopping center de São Paulo surgiu em 1966 --o Iguatemi, hoje na avenida Brigadeiro Faria Lima--, mas foi só em meados de 2015 que o segmento reforçou a construção de espaços como fraldários, já que bebês não costumam escolher nem hora nem lugar para exigir a troca da fralda.

Era comum, porém, que fraldários ficassem apenas em banheiros femininos. Com a sanção de uma lei municipal em novembro, os shoppings da capital deverão ter fraldários em banheiros masculinos ou em espaços abertos a ambos os gêneros.

Veja também

Em 2016, o vereador Toninho Vespoli (PSOL), autor da lei, afirmou que “a função de trocar fraldas não pertence somente à mulher” e que a lei beneficia novos modelos de famílias brasileiras, como divorciados que dividem a guarda do filho. No site da Câmara dos Vereadores de São Paulo a lei foi aprovada por 82% da população.

O prazo para a adaptação é de seis meses, a contar da regulamentação da prefeitura. O proprietário que se adequar corre o risco de pagar multa de R$ 10 mil. Caso a reforma não tenha sido concluída em um mês, o valor da multa dobra e cada reincidência há um acréscimo de 20% no total.

O UOL apurou que grandes shoppings da capital preferem criar o “espaço da família”, que se enquadra na nova lei e é aberto a homens e mulheres. Esses locais costumam oferecer de espaços privativos para amamentação, micro-ondas para aquecer mamadeiras e empréstimo de carrinhos. Atualmente, São Paulo conta com 49 shoppings centers.

A Abrasce (Associação Brasileira de Shoppings Centers) afirmou em nota que a iniciativa “segue em linha com os preceitos do setor que preza espaços democráticos”.

A lei do fraldário 'unissex' exige, ainda, que os fraldários devem estar em banheiros masculinos e femininos ou em espaço abertos aos dois gêneros, sempre próximos aos banheiros. Além disso, precisa estar equipado com bancada para troca de fraldas, lavatório e equipamento para higienização de mãos.