Topo

8 coisas para não dizer a alguém que acabou de se separar

Para acolher alguém que acabou de se separar, o melhor a fazer é apenas escutar os desabafos - Getty Images
Para acolher alguém que acabou de se separar, o melhor a fazer é apenas escutar os desabafos Imagem: Getty Images

Heloísa Noronha

Colaboração para o UOL

29/01/2018 04h00

Com a melhor das intenções é comum as pessoas errarem a mão ao escolher o que falar para alguém que acabou de se separar. Está na dúvida sobre como lidar com a situação, veja o que não dizer.

“Você merece alguém melhor”

Nesse momento, querer alguém melhor é impensável. Há muita dor e desilusão em jogo, porque quem está sofrendo, provavelmente, ainda ama. Por pior que seja o que o antigo amor fez, a pessoa ainda não consegue ter discernimento. Sem contar que a frase traz uma mensagem subliminar de que a pessoa faz péssimas escolhas na vida.

Veja também:

“Pelo amor, pare de chorar!”

Deixe a pessoa chorar! “Um rompimento amoroso se assemelha ao sentimento de luto, pois há a perda de alguém que era presente na rotina. Cada pessoa sente a dor de forma diferente, mas assumir a tristeza faz parte do processo de separação”, diz a psicóloga Raquel Fernandes Marques.

“Mais cedo ou mais tarde, isso ia acontecer”

A não ser que você seja a sensitiva Márcia Fernandes, não diga tal coisa. Afinal como alguém pode saber o que vai acontecer? Ainda por cima na vida alheia? “E, se você sabia, por que não avisou antes? Esse pode ser um jeito bem atrapalhado de amparar alguém que acabou de se separar”, afirma a psicóloga Lisandra Zanuto, criadora dos programas on-line “Separei, e Agora?” e “S.O.S Divórcio”.

E mesmo que você tenha conhecimento íntimo sobre o passado do outro, evite mencionar. “Como a relação terminou, o assunto também deve encerrar. Resgatar fatos para justificar a separação pode piorar o estado emocional e a autoestima de quem se separou”, fala o psicólogo Alexandre Bortoletto, membro da Sociedade Brasileira de Programação Neurolinguística.

“Nunca falei antes, mas você é uma pessoa difícil de lidar”

Para Bortoletto, essa é uma colocação típica para acabar com o restinho de autoestima do separado. “É uma frase que busca apontar um culpado pelo fim da relação. Só que, em um relacionamento, não existem culpados, existem responsáveis. E assumir a responsabilidade pelos atos é a forma ideal para construir futuros relacionamentos”, fala.

“Arruma outro amor, que passa”

“A pior coisa que alguém que acabou de se separar pode fazer é arrumar uma muleta pra apoiar suas carências afetivas”, diz Lisandra.

Após um rompimento, nada melhor do que exercitar a individualidade. “Passar algum tempo só é um caminho importante para se reorganizar internamente e depois conseguir entrar em outro relacionamento, por inteiro, menos influenciado por sentimentos equivocados”, fala Raquel.

“Pode deixar, vou te apresentar um amigo interessante”

Por favor, não enfie mais gente na confusão. Se a tentativa de bancar o cupido der errado, e quase sempre dá nessas circunstâncias, há grande risco de perder duas amizades.

Lembre-se: cada pessoa precisa de um tempo determinado para se refazer e se sentir bem para um novo amor. Não apresse as coisas. Convidar alguém que acabou de se separar para ir ao cinema ou outro programa é a melhor estratégia.

“Você não pode se isolar do mundo”

Pode, sim. “Talvez tudo o que a pessoa mais deseja no momento seja ficar invisível ou ser esquecida por todos, assim não precisará dar satisfação sobre o término da relação, correr o risco de encontrar o ‘ex’ por aí, entre outras coisas”, conta Raquel. No momento certo, ela sairá de sua concha e voltará para o mundo externo.

“Já que terminaram, vou falar: sempre o achei um idiota!”

Muito cuidado com críticas “póstumas”. Primeiro, porque a pessoa pode vir a questionar sua amizade e lealdade: se você achava isso, por que nunca comentou nada? E, segundo, já pensou se, depois de um tempo, os dois decidem reatar? Melhor deixar quem está magoado desabafar e apenas ouvir.