Mulher que inspirou famoso desenho feminista morre aos 96 anos
Uma bandana vermelha, o braço em pose de força e os dizeres “We Can Do It!” foram suficientes para marcar a presença da personagem Rosie the Riveter na Segunda Guerra Mundial e na história do feminismo.
Veja também:
- Conheça 15 mulheres feministas que marcaram a História
- Blasfêmea: 10 ideias erradas sobre feminismo que você sempre ouviu
- "Sou machista?" Especialistas comentam dúvidas de homens sobre feminismo
Ao longo de mais de 70 anos, muitas disseram ser a inspiração para a figura que representava a força das mulheres durante o conflito - e por anos Geraldine Hoff Doyle foi considerada a verdadeira Rosie -, mas a musa feminista foi mesmo Naomi Parker Fraley, que morreu aos 96 anos, no último sábado (20).
Naomi, que trabalhava com maquinário da Marinha americana na época da guerra, foi a inspiração para a gravura de J. Howard Miller. “Nunca quis fama e fortuna”, disse ela em uma entrevista à revista People, em 2016, quando foi finalmente reconhecida como a Rosie original. Segundo o The New York Times, a descoberta foi fruto de uma obsessão dos estudiosos a partir dos anos 2010.
Feita em 1942, a obra não tinha a intenção de ficar famosa e só deveria ser distribuída em postos de trabalho, mas “viralizou” e ganhou inúmeras reproduções ao longo dos anos como símbolo feminista.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.