Topo

Gilberto Gil relembra declaração que fez para Flora: "uma relação durável"

Flora e Gilberto Gil no início da década de 80 - Reprodução/Facebook
Flora e Gilberto Gil no início da década de 80 Imagem: Reprodução/Facebook

Do UOL

10/01/2018 20h21

Juntos há quase 40 anos, Gilberto Gil se declarou para mulher, Flora Gil e relembrou a canção que fez para ela e que serviu como pretexto para conquistá-la, nesta quarta-feira (10).

“Era o verão de 79. Ela estava passando férias em Salvador. Eu a tinha conhecido um mês antes, e nós ainda não namorávamos. Telefonei para um amigo comum: 'Diga que eu quero vê-la, que vou estar no Teatro Vila Velha entre quatro e seis da tarde. Tenho uma coisa para mostrar a ela.' Quando ela chegou, cantei a música. 'Flora' foi, portanto, uma cantada literal. Cantei Flora na canção e com a canção. É minha única canção-cantada", escreveu ele em seu perfil do Facebook.

Gil ainda comemorou o fato de ter escrito uma música para uma pessoa tão especial e relembrou o elogio que recebeu de Elis Regina, pela declaração de amor. 

"A alma exigia capricho: o sentimento era intenso e o desejo, de uma relação durável. O que eu cantava não era só uma pessoa, mas toda uma vida com ela. Na letra eu já a imagino 'idosa', 'bela senhora', 'futura'. Elis é que me disse: 'Nunca uma mulher teve de um homem uma música dessa.' A canção teve para mim, como talvez para ela, o caráter da irrecusabilidade da proposta. 'Flora' foi além das intenções nela contida, acabou tendo uma função. A cantada funcionou. É bom que a música e a poesia também tenham essa utilidade. Um modo sutil de ser útil. Uma sutil utilidade, uma 'sutilidade'..."