Gilberto Gil relembra declaração que fez para Flora: "uma relação durável"
Juntos há quase 40 anos, Gilberto Gil se declarou para mulher, Flora Gil e relembrou a canção que fez para ela e que serviu como pretexto para conquistá-la, nesta quarta-feira (10).
“Era o verão de 79. Ela estava passando férias em Salvador. Eu a tinha conhecido um mês antes, e nós ainda não namorávamos. Telefonei para um amigo comum: 'Diga que eu quero vê-la, que vou estar no Teatro Vila Velha entre quatro e seis da tarde. Tenho uma coisa para mostrar a ela.' Quando ela chegou, cantei a música. 'Flora' foi, portanto, uma cantada literal. Cantei Flora na canção e com a canção. É minha única canção-cantada", escreveu ele em seu perfil do Facebook.
Gil ainda comemorou o fato de ter escrito uma música para uma pessoa tão especial e relembrou o elogio que recebeu de Elis Regina, pela declaração de amor.
"A alma exigia capricho: o sentimento era intenso e o desejo, de uma relação durável. O que eu cantava não era só uma pessoa, mas toda uma vida com ela. Na letra eu já a imagino 'idosa', 'bela senhora', 'futura'. Elis é que me disse: 'Nunca uma mulher teve de um homem uma música dessa.' A canção teve para mim, como talvez para ela, o caráter da irrecusabilidade da proposta. 'Flora' foi além das intenções nela contida, acabou tendo uma função. A cantada funcionou. É bom que a música e a poesia também tenham essa utilidade. Um modo sutil de ser útil. Uma sutil utilidade, uma 'sutilidade'..."
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.