A reação da família de Artur a sua transição é um exemplo para todos

Artur Monterisi tem 20 anos, estuda administração e está fazendo sua transição de gênero há pouco mais de seis meses. Apesar das mudanças em sua aparência, porém, a maior parte da sua família ainda não sabia da novidade. Até a ceia de Natal, quando ele reuniu coragem e contou para todos de uma vez.
A reação da família não podia ser melhor: todos vibraram de alegria, como dá para ver no vídeo compartilhado por Artur, e uma tia até gritou "nasceu", quando ele contou seu nome masculino.
Veja mais
- "Sou mulher trans e realizei meu sonho de ser mãe com a minha melhor amiga"
- "Não preciso ser igual a todos! Sou cadeirante, travesti e quero inspirar"
- "Sou mulher transgênera, pastora e mãe de duas crianças"
"Eu estava com medo. Tremia durante todo o tempo que falava. Então quando todos vibraram, eu assustei. Foi um susto bom", contou ele em entrevista ao UOL.
Vendo a novela, sua mãe já suspeitava
Artur está no primeiro ano da faculdade e começou a transição no meio do ano. "Era meu primeiro ano, as pessoas nem me conheciam e no meio do ano eu fui lá e mudei. Mas não teve nada de ruim. Nenhuma pessoa foi desrespeitosa ou me afrontou", lembra.
Em casa, sua mãe foi a primeira a saber ainda em junho. "Ela assistia a novela na época, que tinha o Ivan, e contou depois que quando via, lembrava de mim. Tinha até falado para meu pai se preparar porque ia acontecer comigo". Então quando contou, ela nem se surpreendeu.
Depois foi a vez de sua vó, com quem passou uma semana nas férias de julho. "Ela tinha visto uma foto minha como homem e perguntou. Quando contei, disse que me amava de qualquer jeito, independente do gênero".
Repercussão também está sendo positiva
Mas como mora fora, ele não teve oportunidade de encontrar com o resto dos parentes para dar a notícia. O Natal foi a primeira oportunidade.
Como a família toda estava reunida, ele quis aproveitar a oportunidade. "Perguntei para minha mãe e ela disse que não tinha problema, porque a família toda já suspeitava e indicava uma aceitação". Fato que se confirmou na hora.
Artur compartilhou o vídeo do momento para seus amigos no Twitter e foi dormir. No dia seguinte, 80 mil pessoas já haviam assistido. Ele ainda planejava contar para a outra parte da família pessoalmente, mas achou que eles saberiam antes. Então postou em seu Facebook, para que os tios que não têm Twitter vissem.
Mais uma surpresa: o vídeo já tem mais de 300 mil visualizações.
"A repercussão está sendo positiva. Claro que tem uns comentários negativos, não tem como fugir, mas a maioria está sendo com muito respeito e carinho", diz ele
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.