Topo

Padre do balão, eleição de Obama: acontecimentos que farão 10 anos em 2018

Do UOL, em São Paulo

30/12/2017 04h01

Parece que foi ontem, mas não foi. Em 2018, acontecimentos que ainda estão frescos na memória completarão 10 anos. São filmes, músicas, fatos políticos e também tragédias que farão uma década, o que já torna passível entrar em uma espiral de nostalgia e histórias.

Confira:

O padre "voador"

Padre foi encontrado morto no litoral fluminense - Graer-SC/Divulgação - Graer-SC/Divulgação
Corpo do padre foi encontrado no litoral fluminense
Imagem: Graer-SC/Divulgação

No dia 20 de abril de 2008, o padre Adelir de Carli, 41, teve uma ideia: sair pelos ares de Paranaguá (PR) amarrado a mil balões de festa inflados com gás hélio. A intenção era pousar em Dourados (MS), mas uma ventania contrária, dificuldade em manusear o GPS e em controlar o movimento dos balões acabou desviando o padre da rota e matando Carli.

O corpo só foi encontrado por rebocadores da Petrobrás no litoral fluminense em julho de 2008, em Maricá (RJ). O motivo do voo era levantar fundos para a pastoral na qual o padre atuava. 

Primeiro álbum de Lady Gaga

Lady Gaga - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

É bem possível que você se lembre de ter dançado "Poker Face" ou "Just Dance" quando essas músicas ainda eram lançamentos. Pois bem: Lady Gaga lançou o álbum "The Fame" há uma década. O disco traz alguns dos maiores hits da carreira da artista, que de lá para cá se tornou uma das mais famosas do mundo. No início deste ano, Gaga foi a principal atração do Super Bowl, final do campeonato de futebol-americano que se mantém como um dos programas mais assistidos na televisão americana.

Obama é eleito

Barack Obama - Kevin Lamarque/Reuters - Kevin Lamarque/Reuters
Barack Obama questionava seu lugar no mundo quando era jovem. Adulto, se tornou presidente dos EUA
Imagem: Kevin Lamarque/Reuters

O democrata Barack Obama foi eleito como o primeiro presidente negro na história dos Estados Unido, em 2008. A campanha foi marcada como uma das primeiras a ser influenciada e agitada pelas redes sociais, cujo slogan "Yes We Can" ("Sim, nós podemos") ajudou a puxar votos que deram a Obama uma vitória esmagadora no país.

A primeira-dama Michelle Obama foi eleita pela “Forbes” como a mulher mais poderosa do mundo em 2010. Obama foi reeleito e passou o cargo para o atual presidente norte-americano Donald Trump no início deste ano.

Morte de Dercy Gonçalves

Dercy - Robson Ventura/Folha Imagem - Robson Ventura/Folha Imagem
Dercy, em 2007
Imagem: Robson Ventura/Folha Imagem

Aos 101 anos, morria a atriz Dercy Gonçalves, uma lenda da televisão, cinema e teatro brasileiros -- e também por ter alcançado a casa dos três dígitos de idade e ainda manter presença na mídia.

Ela estreou na antiga TV Excelsior, no fim da década de 50. Nos anos 60, manteve humorísticos na rede Globo. Seu programa, porém, foi censurado pela ditadura militar.

Nos anos 80, retornou para a televisão como convidada ou jurada em programas de calouro. Ao todo, Dercy dedicou mais de 80 anos a produção artística. Seu centenário, em 2007, teve uma grande comemoração, em São Paulo. Quando morreu, foi decretado três dias de luto em todo o Rio de Janeiro.

Caso Isabela Nardoni

Isabella Nardoni tinha apenas 5 anos - Reprodução - Reprodução
Isabella Nardoni tinha apenas 5 anos
Imagem: Reprodução

A menina Isabela Nardoni foi morta pelo pai, Alexandre Nardoni, e pela madrasta, Anna Carolina Jatobá, em março de 2008 ao ser arremessada do sexto andar do prédio onde morava, em São Paulo. O caso chocou o país.

Ainda em 2008, o casal foi preso. Em 2017, Jatobá saiu pela primeira vez do presídio em Tremembé. Nardoni segue preso e em regime fechado.

Caso Eloá

Caso Eloá - Danilo Verpa/Folhapress - Danilo Verpa/Folhapress
Imagem: Danilo Verpa/Folhapress

Em outro episódio trágico, a morte da adolescente Eloá Cristina, 15, durante um sequestro feito pelo namorado Lindemberg Fernandes Alves, então com 22, chocou o país em outubro de 2008.

Durante mais de 100 horas de cárcere e com uma ostensiva cobertura dos veículos de comunicação, o Grupo de Ações Táticas Especiais (GATE) de São Paulo decidiu ocupar o apartamento onde Eloá e amiga Nayara Silva eram mantidas como refém, em Santo André (SP). Foi assim que Lindemberg disparou contra as duas, ferindo Nayara e matando Eloá com um tiro na cabeça. O caso teve repercussão internacional.