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12 maneiras de deixar de ser uma pessoa tão negativa agora

Para diminuir a negatividade, reserve uma hora por dia, pelo menos, para fazer algo que cause bem-estar  - Getty Images
Para diminuir a negatividade, reserve uma hora por dia, pelo menos, para fazer algo que cause bem-estar Imagem: Getty Images

Claudia Dias

Colaboração para o UOL

27/12/2017 04h00

Ninguém gosta de alguém negativo por perto. Às vezes, nem mesmo a própria pessoa que só vê o lado ruim dos fatos costuma se aguentar. A verdade é que o tal do negativismo costuma estar tão incrustado que nem percebemos ou não sabemos como mudar.

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Adotando boas práticas você consegue estimular os pensamentos e ações positivas. Veja só:

Reveja como foi seu dia

Toda noite, anote pelo menos um motivo pelo qual se sente grato -- se conseguir listar três, melhor ainda! Isso faz com que force a mente a procurar situações positivas que lhe aconteceram e, naturalmente, vai encontrar mais motivos para comemorar. Com o tempo, vai perceber que a vida tem seus obstáculos mas, principalmente, muito mais beleza.

Pense no bom

Sempre que surgir um pensamento negativo, faça um esforço para substitui-lo por um positivo, já que tudo é questão de treino. Lembre-se de que, para criar qualquer hábito, você precisa exercitá-lo, mesmo que no início isso não pareça natural. Pode acreditar: aos poucos, essa substituição vai acontecer automaticamente.

Desafie-se por uma semana

Faça um jogo com você mesmo e tente ficar 7 dias sem reclamar. Vai perceber que, quando se diminui o hábito de se queixar, incrivelmente se enxerga a vida de forma mais leve. O foco deixa de ser no que há de ruim ou difícil e passa a ser apenas no que há de bom.

Viva o dia da gentileza

Eleja uma data específica e faça de três a cinco atos gentis nesse dia -- algo que realmente ajude alguém e tenha certo custo para você, como doar sangue, auxiliar o amigo em um projeto, visitar aquele parente idoso, fazer uma playlist para seu colega etc. À noite, reflita sobre os sentimentos que surgiram ao ampliar a sua gentileza, como a sensação de dever cumprido e bem-estar.

Acorde e durma se reafirmando

Ao levantar-se e antes de dormir, fale, mentalize e até escreva palavras de afirmação de você vivendo tais situações como, por exemplo, "eu sou otimista", "as coisas boas acontecem de forma natural para mim". Isso pode ativar seu campo sinestésico, visual e auditivo -- a lógica é que você reflete nas suas ações exatamente aquilo em que acredita.

Sorria mais

Sorrir movimenta vários músculos no rosto e libera substâncias do bem-estar. Impossível ficar alegre e triste ao mesmo tempo, portanto, quando você abre um sorriso, seu cérebro vai entender que é hora de mandar a tristeza e a negatividade para bem longe.

Seja grato

A gratidão funciona como uma mola para o otimismo. Ao sermos gratos, enxergamos sempre o copo mais cheio em vez de pela metade. No trânsito, por exemplo, palavras de agradecimento diminuem a ansiedade e atraem boas energias.

Crie rituais

Acordar com o pé direito, ligar uma música ao levantar, reservar alguns minutos para espreguiçar, não importa! Repita situações que te fazem bem diariamente, pois serão gatilhos para mais realizações boas durante o dia.

Aceite as decepções

Como nem tudo é perfeito, aceitar as passagens que te desapontam (ganhar peso, sofrer uma desilusão…) faz parte da condição humana. O segredo é não se deixar abalar e não desistir jamais. Encare como uma barreira não planejada no seu caminho, mas que você precisará contornar para seguir adiante.

Sinta-se merecedor

Eliminar a culpa é uma atitude fundamental para se tornar uma pessoa positiva. Para mudar a chave mental e atrair situações e pensamentos bons, você precisa se sentir merecedor de cada conquista. Apele para o pote do merecimento: escreva bilhetes com aquilo que quer conquistar e acredita que merece e coloque-os em um potinho de vidro. Deixe em lugar acessível, para que, só ao olhá-lo, a sensação de responsabilidade pelas conquistas invada sua mente e te torne alguém mais positivo, confiante e merecedor. Também leia os bilhetinhos como forma de se lembrar dos objetivos.

Hora do bem-estar

Para diminuir a negatividade do dia a dia, reserve uma hora por dia, pelo menos, para fazer algo que cause bem-estar -- brincar com o bicho de estimação, ler um livro, praticar algum esporte. Faça algo que te deixe mais feliz diariamente. Assim, a serotonina e a dopamina aumentam, acarretando naturalmente mais qualidade de vida e positividade.

Busque soluções

Em vez de pensar que nada dá certo com você, pergunte-se o que poderia fazer para ter resultados diferentes. Desta forma, vai concentrar os pensamentos em encontrar soluções em vez de focar no problema -- o que costuma causar desânimo e uma chuva de pensamentos e sentimentos negativos.

 

Fontes: Helena Cardoso, psicóloga do Sala de Ideias; Lilian Bertin, empresária, palestrante e coach; Luiz Scocca, psiquiatra e psicoterapeuta; Renata Abreu, coach e especialista em psicologia positiva; Vivian Barbosa, coach de autoestima e vida saudável do ViviPraIsso.

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