Topo

Advogado publica pedido de guarda compartilhada e post viraliza nas redes

Mensagens trocadas entre o advogado Rafael Gonçalves e homem que queria se vingar de ex - Reprodução/Facebook
Mensagens trocadas entre o advogado Rafael Gonçalves e homem que queria se vingar de ex Imagem: Reprodução/Facebook

Do UOL, em São Paulo

26/12/2017 17h44

O mineiro Rafael Gonçalves, 28 anos, é advogado especializado em Direito de Família e tem uma forte atuação nas redes sociais. Seus posts sobre guarda compartilhada e divórcio são lidos por milhares de pessoas e atraem especialmente mulheres em busca de respostas e ajuda jurídica. 

Na última terça-feira, 26, Rafael postou na sua página no Facebook um pedido de guarda compartilhada feito por um pai que se dizia motivado por vingança. 

"Minha ex está usando dinheiro da pensão com homem. Me fala o seu preço e sua cidade que vou e pago o que for. Só quero dar uma lição nessa vagabunda.Foi esse o argumento que o pai em questão usou para justificar o porquê fazia questão da guarda compartilhada ao pedir informações para o advogado.

Veja também

Pai de uma criança de 4 anos, o homem afirmou nas mensagens que atualmente visitava o filho a cada 15 dias. "Eu prefiro eu mesmo gastar do que pagar a pensão, por isso queria compartilhar", escreveu. Ele ainda contou que é caminhoneiro e que sua mãe, avó da criança, poderia cuidar do menino enquanto ele viajava a trabalho.

Quando o advogado disse que não trabalharia no pedido de guarda, o homem insistiu. Rafael insistiu que não trabalhava nestes termos para pai nenhum. O homem, então, escreveu insultos ao advogado e mandou a foto de um bolo de dinheiro, para provar que teria como pagar -- nas mensagens anteriores o pai afirmava que pagava 30% do seu salário como pensão.

O jurista disse que por nenhum valor defenderia o que o homem pedia. "Já recusei propostas muito maiores que qualquer uma que você tenha, e não me arrependo. Tenho um nome a zelar. Guarda compartilhada não isenta de pensão e esses 30% que você paga mal daria para sua ex ir ao cabeleireiro. Seja menos lixo e se importe com seu filho".

O homem acabou bloqueando Rafael no aplicativo de mensagens, mas não a tempo de fugir da promessa do advogado: "Se por ventura você entrar com essa ação, advogo de graça para sua ex. Se tem isso tudo de dinheiro para pagar advogado, tem para aumentar a pensão".

Rafael postou a série de conversas com o homem em sua conta no Facebook, dizendo: "Esse é um dos motivos pelo qual eu raramente advogo para 'pais'. Na maioria das vezes, o foco deles é torturar psicologicamente a mãe do seu filho, com ações descabidas".

A publicação rapidamente viralizou: recebeu mais de 81 mil curtidas, foi compartilhada 40 mil vezes e acumulava 12 mil comentários até o fechamento desta matéria.

Defensor das mulheres 

"Em todos os assuntos polêmicos que envolvem mulheres, eu me manifesto", explica o jurista, que recebe cerca de mil mensagens por dia entre e-mails, telefonemas, caixas de comentários e whatsapp. Dessa, ele diz: "Mais de 90% são de mulheres desesperadas por ajuda".

Rafael Gonçalves - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
O advogado Rafael Gonçalves
Imagem: Arquivo pessoal

"Acho que me tornei um fenômeno nas redes justamente por defender mulheres que sofrem em situações de separação e guarda de filhos", continua. 

Além de seu perfil no Facebook, com mais de 600 mil seguidores, Rafael mantém Instagram, Twitter e um canal no YouTube, onde publica vídeos sobre os assuntos pelos quais ficou famoso por defender. 

* Este texto foi atualizado em 27/12.