14 maneiras de se tornar mais confiante em um mês

Seu desejo para o novo ano é ser uma pessoa mais confiante, não se importar com o ponto de vista alheio e sempre saber o que é importante e faz bem para você? Ótimo! A decisão é acertada e meio caminho andado para melhorar a autoestima.
Veja também:
- Ter um melhor amigo de infância é bom para a saúde, diz estudo
- Sororidade em 2017: as principais ações de mulheres para ajudar mulheres
- 6 dicas de Mica Rocha para colocar o amor-próprio em primeiro lugar em 2018
- "Depressão" ou melancolia de fim de ano é comum; saiba como evitar
Mas para quem sempre vacilou nesse quesito e vive em um mundo que depende da aprovação e da opinião dos outros, mudar pode não ser uma tarefa fácil. Só que também não é impossível.
O UOL reuniu 14 dicas para você aplicar no seu dia a dia e melhorar a autoconfiança rapidinho!
1. Dê um upgrade na imagem pessoal
Quando estamos abertos a transformações, percebemos que precisamos de uma renovação completa. E isso inclui mudar a forma como nos vemos e nos mostramos ao mundo. Roupas e sapatos novos são essenciais nesse processo. Um novo corte de cabelo também ajuda bastante na sensação de bem-estar e autoconfiança.
2. Pense no resultado e não no processo
O exercício é simples: foque no "resultado final" em vez de só pensar em como executar os processos até alcançar seu objetivo. Isso faz com que aquela carga dramática do tipo "é muito difícil, não vou conseguir" desapareça. Falhas poderão surgir, porém, quando o olhar está direcionado para o fim, você encontrará soluções para cada uma dessas fendas com maior facilidade e se sentirá muito mais seguro.
3. Busque informação
A falta de conhecimento faz com que as pessoas se sintam sem firmeza -- em qualquer esfera. Então, a melhor forma de resolver este problema é buscar todas as informações que são necessárias para que você se sinta embasado para executar determinadas tarefas.
4. Melhore a postura
Para trabalhar a autoconfiança também é necessário envolver o corpo. Uma pessoa que anda curvada, arrastando os pés, não vai passar uma imagem decidida. Ou seja, é preciso melhorar a postura para passar uma ideia de determinação. Anote aí: coluna ereta, queixo para frente e peito aberto já!
5. Crie metas diárias e semanais
Faça pequenos desafios a você mesmo -- não precisa ser nada incomum! Quando são estabelecidas pequenas metas a cada dia e semana, cada resultado conquistado vai agregar uma melhora a sua performance, fortalecendo de maneira inconsciente a autoconfiança.
6. Relembre as conquistas
Olhe para trás e recorde-se de todas as vitórias, pequenas e grandes, pessoais e profissionais, que já teve na vida. Tente identificar quais foram seus pontos fortes e habilidades que contribuíram para atingir as conquistas e explore melhor essas características.
7. Fique perto de gente inspiradora
Cerque-se de pessoas e situações que vão abrir espaço para você arriscar mais e se sentir motivado. Afaste-se de relacionamentos e entornos tóxicos -- das pessoas que você segue nas redes sociais e não agregam nada a sua vida a programas de TV, que só falam de tristezas e tragédias. Escolha se inspirar em gente que pode fazer diferença na sua vida e em cenários que melhoram seu astral, trazendo mais motivação para novas atitudes.
8. Anote suas competências
Se não está claro para você suas maiores aptidões, pegue um pedaço de papel e anote as suas cinco principais competências. Talvez esse exercício até ajude a se descobrir. O que você sabe fazer? E quão bem feito consegue executar isso? Valorize-se!
9. Defina quem é importante para você
Outro movimento pró-confiança: escreva o nome de três pessoas que te amam incondicionalmente. Perceba o valor que você tem para elas e reconheça que o fato de estarem por perto já é suficiente para te trazer muito mais segurança, pois poderão te amparar em qualquer situação.
10. Elogie-se
Ao finalizar qualquer tarefa, em casa, na escola ou no trabalho, observe como foi bem executada. Elogie seus próprios trabalhos e comemore seus resultados, fazendo se sentir muito mais confiante, em qualquer situação. Nem que seja para dizer: “Olha quanta louça eu acabei de lavar. Elas ficaram muito bem lavadas!”
11. Não peça ajuda a ninguém
Encare seus desafios de frente -- e sozinho! Dispense ajuda de irmãos, amigos... A cada vitória, sua confiança vai aumentar. E à medida que enfrentar situações novas, vai começar a colecionar elogios. Tudo isso contribuirá para se tornar mais confiante.
12. Exercite seu autocontrole
Amplie sua capacidade de dominar a si mesmo Diga "não" para pessoas ou para situações que podem ser prejudiciais. Exemplo: se você se propôs a fazer uma dieta, diga não às guloseimas. Se algum colega no trabalho pede algo que vai atrapalhar seu foco, negue a tarefa. Treine seu cérebro para ter limites, pois a ginástica cerebral é uma das práticas que ajudam na construção da autoconfiança.
13. Pare de tentar agradar
Quem quer aumentar a segurança pessoal não pode buscar o tempo todo preencher as expectativas alheias. Quando se vive tentando apenas responder aos desejos dos outros, esquece-se de si mesmo.
14. Liberte-se do passado
Visualize novas oportunidades no presente e trace metas para o futuro, para relacionamentos, trabalho ou vida pessoal. Fuja das limitações de antes que bloquearam seus sonhos e fizeram você se sentir incapaz pois não teve suas potencialidades valorizadas.
Fontes: Adriana Cardoso, psicóloga; Claudia de Paula, coordenadora pedagógica do Método Supera Ginástica para o Cérebro; Claudia Lebie, life coach e idealizadora do projeto Da Boca Pra Dentro; Dirceu Scali Jr., psicólogo e psicanalista; Gabriel Gomes, especialista em liderança, carreira e performance; Rodrigo Oliveira, fundador da Dream 4 You.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.