Topo

Rafa Brites fala sobre divisão de tarefas: "O machismo parte de mim"

Rafa Brites e Felipe Andreoli estão juntos há 6 anos e são pais do Rocco - Reprodução/Instagram
Rafa Brites e Felipe Andreoli estão juntos há 6 anos e são pais do Rocco Imagem: Reprodução/Instagram

Do UOL

12/12/2017 13h44

Mesmo progressista em suas ideias e atitudes, Rafa Brites confidenciou aos seus 1,2 milhão de seguidores que ainda costuma ser traída por pensamentos machistas que partem dela contra si mesma. A apresentadora usou como exemplo a divisão de tarefas em relação à Rocco, filho dela e do apresentador Felipe Andreoli.

"O pai do meu filho é incrível. Ele de fato divide 50%, 50% comigo. Seria o normal, né? Mas está longe de ser. Nossa sociedade é beemmmm machista ainda. Eu mesma vivo esse conflito dentro de mim. Acredite você que quando meu baby acorda muito cedo e eu estou precisando descansar mais que o Felipe, ele acorda vai ficar com filho na boa, mas a bobona aqui, cabeça atrasada, impregnada por um modelo antigo, fica revirando na cama... Fico culpada por não estar lá, ou por não falar para o meu marido ficar dormindo. Levamos sempre que o sacrifício é da mãe e ponto. E isso é tão forte que, mesmo eu que tenho um discurso lindo sobre o assunto fico no limbo."

"Fico na cama...mas como o discurso ainda não está internalizado totalmente e em paz, o sono também não vem. Percebo o quão difícil é se desfazer do inconsciente coletivo. Como precisamos lutar para mudarmos. E como nós mães, muitas vezes reclamamos de falta de ajuda, mas na verdade não estamos prontas para gozarmos dela. Ouvir: 'vai lá amor, vai no pagode... Eu fico com ele... aproveite'. Até assusta."

Veja também

"Não só essa divisão nos alivia, como o vínculo entre pai e filho fica tão mais forte e mais bonito. Veja só você essa ideia martela a minha cabeça enquanto meu marido está lá sem nem pensar a respeito... ele já superou essa barreira, eu ainda estou no processo. O machismo parte de mim. Irônico, né? Mas sim, às vezes estamos levantando bandeiras e em nosso dia a dia ainda nos pegamos agindo contra nossos princípios. Obrigada meu amor, @andreolifelipe por iluminar meu próprio caminho", finalizou Rafa.

Recentemente a pedido do UOL, a apresentadora listou cinco coisas que uma mulher não pode deixar de fazer ou se privar após se tornar mãe. Entre elas o não deixar de vestir uma roupa sexy.