Topo

13 atitudes que mulheres tomam numa saída noturna e homens sequer cogitam

Getty Images
Imagem: Getty Images

Natacha Cortêz

Do UOL, em São Paulo

08/12/2017 04h00

Ser mulher é perigoso. No Brasil, é especialmente perigoso. Ocupamos a quinta incômoda posição em um ranking global de assassinatos de mulheres. Já um levantamento recente, realizado pela Thomson Reuters Foundation, reforçou o que o noticiário lembra diariamente: São Paulo é a megalópole com o maior potencial de risco de violência sexual para as mulheres.

O cenário urbano e extremamente violento de nossas cidades acabou moldando nas mulheres comportamentos de alerta tipicamente femininos. A gente explica: há situações e precauções pelas quais (quase sempre) só mulheres passam. O medo do estupro, por exemplo. Esse é um mal particular de se ser mulher. E, especialmente à noite, esse desassossego só aumenta. O que também leva mulheres a estabelecerem cuidados específicos para os períodos da noite e madrugada - ainda mais se eles envolvem situações de balada e álcool.

Levantamos treze atitudes que mulheres costumam tomar numa saída noturna e que homens sequer cogitam. Vale lembrar: a lista é muito mais sobre refletir o que, na grande maioria das vezes, somente elas passam do que apontar dedos. 

1. Rejeitar um drink oferecido por um estranho porque você não tem certeza do que tem dentro do copo.

2. Manter seus olhos no seu drink à noite toda porque você não quer correr o risco de ter o conteúdo do copo adulterado por alguém mal intencionado.

3. Ter uma “palavra de emergência” previamente combinada com um amigo, ou até mais de um, para usar quando você vai a um encontro de Tinder e outros aplicativos de pegação.

4. Compartilhar sua localização com amigos. Principalmente se o destino depois da balada for a casa de um desconhecido.

5. Nunca ter coragem de ficar bêbada sozinha longe de casa.

6. Você inventa relacionamento e sai de mãos dadas até com amigo gay para se livrar de um sem noção que não desiste de te assediar na pista de dança.

Leia também

7. Descer do ônibus ou do metrô porque um homem estava te encarando e você se sentiu desconfortável.

8. Pedir que um amigo te acompanhe até a estação de metrô mais próxima ou até mesmo até a porta de casa.

9. Atravessar a rua quando você percebe que um homem vem andando atrás de você.

10. Evitar becos escuros e caminhos considerados perigosos. É melhor andar mais do que se expor a uma situação de violência.

11. Mandar mensagem de texto para os seus amigos dizendo que você chegou em casa segura.

12. Decidir pegar um táxi, em vez de escolher o transporte público, por causa da região onde você está e do horário tardio.

13. Evitar usar Uber e outros aplicativos alternativos de transporte durante a madrugada quando estiver sozinha. Afinal, você anda ouvindo muita história de assédio de motoristas com mulheres.