Topo

Conheça vítimas de assédio eleitas como "Personalidade do Ano" pela TIME

Susan Fowler  - Billy & Hells/Time - Billy & Hells/Time
Imagem: Billy & Hells/Time

Do UOL

06/12/2017 14h09

A revista americana TIME revelou que a “Personalidade do Ano” de 2017, na verdade, são várias. Mulheres e homens (o diretor Blaise Godbe Lipman e o ator Terry Crews) que quebraram o silêncio e denunciaram casos de assédio foram destaque e abalaram os mundos do cinema, música, TV e fora do showbizz.

Veja também

Entre depoimentos anônimos, como os de professoras universitárias, secretária, empregada doméstica e lavradora, se destacam algumas histórias de grande repercussão. Conheça algumas das mulheres escolhidas para representar a lista.

Ashley Judd e Rose McGowan

Ashley Judd e Rose McGowan  - Billy & Hells/Time - Billy & Hells/Time
Imagem: Billy & Hells/Time

Assediadas por Harvey Weinstein, as atrizes desencadearam uma série de denúncias contra o produtor. Hoje são conhecidos 82 nomes de mulheres assediadas por ele. Entre as mais famosas estão também Angelina Jolie e Gwyneth Paltrow.

Alyssa Milano

Alyssa Milano - Billy & Hells/Time - Billy & Hells/Time
Imagem: Billy & Hells/Time

Ao acompanhar as acusações de assédio contra atrizes de Hollywood, a atriz e criadora da hashtag #MeToo desencadeou um movimento no Twitter em que mulheres do mundo todo relataram seus casos de abuso.

Selma Blair

Selma Blair  - Billy & Hells/Time - Billy & Hells/Time
Imagem: Billy & Hells/Time

A atriz foi uma das 300 mulheres de dentro e fora da indústria a denunciar o diretor James Toback. Outras famosas citadas são Rachel McAdams, Julianne Moore e Caterina Scorsone.

Taylor Swift

Taylor Swift - Billy & Hells/Time - Billy & Hells/Time
Imagem: Billy & Hells/Time

Neste ano, a cantora ganhou o processo contra o DJ David Mueller. A cantora recebeu indenização simbólica de 1 dólar, valor que tinha solicitado, após um júri federal de Denver ter considerado o radialista culpado da acusação de ter apalpado suas nádegas enquanto eles posavam para uma foto em 2013.

Funcionárias do Plaza de Nova York

Funcionárias do Plaza de Nova York - Billy & Hells/Time - Billy & Hells/Time
Imagem: Billy & Hells/Time

Sete delas fizeram uma causação formal sobre a postura permissiva do estabelecimento em relação aos assédios contra funcionárias.

Senadora americana Sara Gelser

Senadora americana Sara Gelser - Billy & Hells/Time - Billy & Hells/Time
Imagem: Billy & Hells/Time

Neste ano, após inúmeros relatos de assédio contra o senador Jeff Cruse, a política conseguiu levar sua denúncia a público e mais 15 mulheres disseram ter sofrido a mesma violência.

Wendy Walsh e Megyn Kelly

Wendy Walsh e Megyn Kelly  - Billy & Hells/Time - Billy & Hells/Time
Imagem: Billy & Hells/Time

As jornalistas motivaram uma série de denúncias contra o colega Bill O’Reilly, da Fox News. Hoje, o acusado processa todas as que foram à público contar seus casos.

Sandra Muller

Sandra Muller  - Billy & Hells/Time - Billy & Hells/Time
Imagem: Billy & Hells/Time

Além do #MeToo, a versão francesa do protesto e das denúncias, batizado de #BalanceTonPorc (Exponha Seu Porco), também ganhou repercussão graças à iniciativa da jornalista.

Susan Fowler

Em 2017, a ex-funcionária do Uber denunciou um caso de assédio sexual na companhia e motivou o afastamento de Travis Kalanick da presidência-executiva da empresa. A denúncia foi o estopim para uma investigação mundial do aplicativo.