Topo

"Sou negro, lindo e forte"; 5 respostas ao ataque a Titi que você deve ler

Bruno Gagliasso e Giovanna Ewbank durante o batizado de Titi - Manuela Scarpa/Brazil News
Bruno Gagliasso e Giovanna Ewbank durante o batizado de Titi Imagem: Manuela Scarpa/Brazil News

Do UOL

28/11/2017 16h40

O caso de racismo envolvendo Titi, filha de Bruno Gagliasso e da apresentadora Giovanna Ewbank tem mobilizado famosos e anônimos na luta contra o preconceito. Em um vídeo transmitido em seu perfil do Instagram, a brasileira Day McCarthy, que mora nos EUA, chamou a garota de "macaca".

Mãe de Gabriel, 9, adotado quando tinha apenas três meses, Astrid Fontenelle fez questão de escreveu uma carta aberta para garota de apenas quatro anos. Confira abaixo os depoimentos da apresentadora, do músico Thiaguinho, da atriz Erika Januza, Regina Casé e Rafael Zulu.

"Meus queridos @gio_ewbank e @brunogagliasso, mais uma vez venho aqui para escrever uma carta aberta à Titi. Titi querida, aliás, querida Titi, Gabriel, Roque, Henrique, Laura, Maria, Manoel, Mateus, Julia...vocês são todos muito pequenos e estão crescendo em tempos difíceis. Parece até que a humanidade deu errado, mas vocês são a prova real que o amor nos salvará. Muitos adultos covardes, ignorantes falarão coisas que machucarão muito, mas não se preocupem, seus pais são os mais fortes, os mais corajosos, os mais destemidos. Não nos intimidaremos jamais. Não poderíamos ter formado famílias tão perfeitas e tão unidas. Em comum vocês têm a cor da pele e esses pais e mães aguerridos. Racistas não passarão e nós, a cada manifestação dessas de ódio espalharemos e exibiremos mais amor! Acreditem no amor. Giovanna, te conheço e sei bem o quanto isso te fere. Mas erga a cabeça, sua filha é um caso sério de amor", declarou a apresentadora, que adotou Gabriel Fontenelle Brito em 2008.

O músico Thiaguinho fez questão de se manifestar e se colocou no lugar de fala de quem já foi vítima de racismo. "Quem sente, sabe. Dói... Nela, em mim, em muitos, em todos... No amor. Esse é o que mais se machuca... Mas, aprendi desde criança... sou negro, sou lindo, sou forte. Negro é lindo. Negro é forte. E é isso que está estampado no meu rosto, no da minha família e em todos que me cercam. Viva o amor. Que Deus pai continue a abençoar todos nós. Amém", escreveu ele.

A post shared by THiagozin! (@thbarbosa)

on


No ar como Raquel na novela das nove "O Outro Lado do Paraíso", uma jovem negra de um quilombo, vítima de racismo, que se tornará juíza, Erika Januza também se solidarizou com Titi. "O amor incomoda, a felicidade incomoda. Triste são os, ignorantes que gastam seu tempo e energia para diminuir seu semelhante. Semelhante sim. Somos todos humanos. O que nos diferencia é o caráter. Estas mentes sujas só mostram quem é o menor nestas histórias de preconceito."

Mãe de Roque, um garoto negro e adotado quando bebê pela apresentadora e seu marido, Estevão Ciavatta, Regina Casé veio a público mostrar que a luta contra o racismo é diária e de todos. "@gio_ewbank @brunogagliasso Seguimos juntos de mãos dadas com muita força, coragem e amor. Contem sempre conosco."

Negro e pai de uma garota negra, o ator Rafael Zulu relembrou que o Dia da Consciência Negra não é apenas mais um feriado do calendário, mas uma lembrança constante do porque precisamos discutir e debater o racismo cotidianamente. “Já avançamos sim, mas ainda falta muito. E falta sim... ouvindo e vendo alguns absurdos tenho mesmo certeza de que falta muito. Bruno e Giovanna, eu como pai de uma menina negra e linda assim como a Titi, me coloco dentro dessa situação que poderia ser comigo e sinto essa dor junto com vocês. Contem comigo e viva o amor", escreveu ele que está no ar na novela "O Outro Lado do Paraíso", de Walcyr Carrasco.