Criança deve ter apenas 90 minutos por dia com TV e smartphone, diz estudo
Se seus filhos ficam o dia inteiro em frente às telinhas, atenção. Um novo estudo (em inglês) recomenda que 90 minutos diários são o limite de exposição dos pequenos para evitar a obesidade infantil – considerada uma epidemia na Europa. Hoje, 19% das crianças e adolescentes europeus sobrem com sobrepeso.
Veja também
- Pais sob julgamento: nem tudo tem certo e errado na educação dos filhos
- Alimentação infantil: 11 erros que a gente comete sem perceber
- Vai dar mesada para o seu filho? Veja os prós e contras dessa escolha
Uma força tarefa da Academia Europeia de Pediatria e do Grupo Europeu contra a Obesidade Infantil levantou dados para provar que programas, campanhas e, claro, hábitos sedentários são grandes vilões na saúde das crianças. Além do cuidado dos pais e professores, a comissão também atenta para a necessidade de políticas públicas e conscientização da mídia sobre este grave problema.
Limites
Na Europa, 97% das casas contam com televisão, 72% com computadores e 91% com celulares. Se crianças pequenas passam em média uma hora em frente à TV, aos 9 já estão cerca de 7,25 horas em frente às telinhas. Dr Adamos Hadjipanayis, líder do estudo, estabelece o limite máximo de 1,5 hora por dia e apenas para os maiores de 4 anos.
Outra recomendação dos médicos é que a TV seja desligada durante os intervalos comerciais e pedem que os pais não presenteiem seus filhos com smartphones até os 12 anos.
Mais riscos
Usados como métodos de distração para muitas crianças, a TV e os smartphones, expõe os pequenos a problemas de desenvolvimento cognitivo e físico, segundo o estudo. Além disso, muitos têm problemas “de adulto”, como insônia, pelo excessivo estímulo dos aparelhos.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.