Topo

"Vamos continuar falando de igualdade racial", diz Miss Brasil

Do UOL, em São Paulo

20/11/2017 20h19

A Miss Brasil 2017, Monalysa Alcântra, aproveitou o Dia da Consciência Negra, comemorado nesta segunda-feira (20), para deixar sua mensagem mais uma vez sobre igualdade racial. Em sua conta no Instagram, a modelo piauiense postou uma foto explicando o que a data representa historicamente e para ela, a terceira negra a vencer o concurso de beleza na história. 

Leia também:

"Sendo figura pública ou não, eu sou mais uma mulher brasileira honrada e digna que também merece respeito, e falo respeito não somente em relação a minha cor, mas em relação as minhas decisões. Ver senhores, senhoras e jovens, desferindo suas ofensas pejorativas encruadas de racismo velado, me faz seguir adiante a luta de Dandara e Zumbi dos Palmares sim! Precisamos e vamos continuar falando de igualdade racial, pois enquanto for necessário falar, um de nós terá a sua voz aclamada...", disse em uma parte da legenda. 

Em entrevista ao UOL, a jovem de 18 anos contou sobre os preconceitos que sofreu e que a fizerem rejeitar ser negra."Essa palavra me machucava. Se eu não me reconhecia na TV, nas revistas, em lugar algum, então ser negro era ruim no Brasil. Por que me descreveria assim? Preferia ser ‘morena’.”