Topo

Barbie com véu: boneca ganha primeira versão com hijab inspirada em atleta

Ibtihaj Muhammad e sua Barbie, a primeira a usar hijab - Getty Images
Ibtihaj Muhammad e sua Barbie, a primeira a usar hijab Imagem: Getty Images

do UOL, em São Paulo

14/11/2017 11h07

A clássica boneca Barbie acaba de ganhar sua primeira versão com hijab, o véu que mulheres muçulmanas usam para cobrir a cabeça. A inspiração é a atleta muçulmana de origem americana Ibtihaj Muhammad, esgrimista que venceu a medalha de bronze do esporte nas Olimpíadas do Rio, em 2016.

Veja também

A iniciativa, que foi comemorada como um salto de representatividade nas redes, é parte do projeto "Shero" da companhia — uma mistura entre as palavras "She" e "Hero", que significam "ela" e "heroi", em inglês. Anualmente, através do programa, a Mattel, empresa responsável pela Barbie, elege um grupo de mulheres notáveis que inspiram a próxima geração de mulheres líderes em suas áreas.

A Barbie inspirada na medalhista olímpica de esgrima Ibtihaj Muhammad - Getty Images - Getty Images
A Barbie inspirada na medalhista olímpica de esgrima Ibtihaj Muhammad
Imagem: Getty Images

Ibtihaj Muhammad se junta a nomes como o da ativista e modelo plus size Ashley Graham e o da pioneira bailarina negra do American Ballet Theatre, Misty Copeland, que já inspiraram Barbies em anos anteriores. Nas redes, a esgrimista comemorou:

"Obrigada, Mattel, por me anunciar como o mais novo membro da família "Shero". Eu estou orgulhosa em saber que garotas por toda a parte agora podem brincar com uma Barbie que escolhe usar o hijab! Este é um sonho de infância que se torna realidade".

A medalhista olímpica americana Ibtihaj Muhammad - Getty Images - Getty Images
A medalhista olímpica americana Ibtihaj Muhammad
Imagem: Getty Images

A versão foi apresentada oficialmente no evento "Glamour's Women of the Year Live Summit", promovido pela revista americana "Glamour", e foi elogiada por internautas e por publicações como "The New Yorker" por trazer, além do véu, pernas musculosas como as da atleta — avançando na pluralidade de representação de corpos femininos para a linha de bonecas.

O modelo com hijab será colocado a venda em 2018.