Topo

Taís Araújo desabafa sobre racismo: 'Fomos silenciados'

Taís Araújo, no Saia Justa - Reprodução/Instagram
Taís Araújo, no Saia Justa Imagem: Reprodução/Instagram

do UOL, em São Paulo

02/11/2017 10h12

Eleita uma dos cem negros mais influentes do mundo pela Mipad (MostInfluential People of African Descent), iniciativa que premia afrodescendentes de destaque, Taís Araújo tem visto seu nome ultrapassar fronteiras. Por isso, aos 38 anos, a atriz tem aproveitado o seu destaque para se posicionar contra o racismo.

"O Brasil é o segundo país mais negro do planeta. Ainda assim, existe uma lacuna de identidade cultural", declarou em entrevista à revista Vogue, durante a premiação, que reuniu todos os eleitos. "Por isso, este encontro foi um regaste, me deu a ideia de pertencimento." Ao seu lado, estavam o marido Lázaro Ramos e Adriana Barbosa, fundadora da Feira Preta, ambos parte da lista.

"É uma questão pessoal: sou uma mulher brasileira negra. O direito de fala nos foi negado por muito tempo. Fomos silenciados e agora estamos no reorganizando. Enquanto sociedade civil, temos influência e responsabilidade gigantescas", acrescentou ela, que tem aproveitado sua passagem pelo programa Saia Justa do GNT para expor cada vez mais sua opinião sobre os mais variados temas da sociedade atual.

No final do ano, ela deixa a atração para se dedicar às gravações da nova temporada de Mister Brau, que protagoniza ao lado de Lázaro. Seu posto será ocupado pela jornalista Fernanda Gentil.