Topo

9 lançamentos de filmes que celebram a mulher para assistir até 2018

Cena do filme "Jovem Mulher" - Divulgação
Cena do filme "Jovem Mulher" Imagem: Divulgação

do UOL, em São Paulo

19/10/2017 16h10

Procurando novos filmes para assistir nos cinemas ou até na Netflix? Reunimos aqui nove estreias — até janeiro de 2017! — que tratam o universo feminino com atenção, força e delicadeza, seja em relatos das vidas de mulheres reais e inspiradoras, seja em personagens poderosas que nos levarão a refletir e se emocionar frente às telas. Confira a lista:

Veja também

Joan Didion: O Centro Não Vai Aguentar

A escritora é um ícone do jornalismo literário e de empoderamento feminino, já que seu talento rompeu barreiras e discutiu questões sociais e morais nos Estados Unidos durante a liberação sexual dos anos 60 e, depois, por boa parte do século 20. O documentário, que ainda mostra sua relação com estrelas da época, foi produzido por Annabelle Dunne, sobrinha-neta de Joan, e dirigido por seu sobrinho, Griffin Dunne. Para quem quer conhecer mais dessa mulher inspiradora.

Quando: 27 de outubro, na Netflix.

 

Olhando para as Estrelas

O documentário dirigido por Alexandre Peralta conta a história de Geyza, professora e primeira bailarina da Associação Fernanda Bianchini, a única escola de balé para cegos do mundo, que está prestes a se casar. E também de Thalia, uma de suas alunas adolescentes, que lida com os desafios e transformações da idade — além daqueles que a dança, sem referências visuais, oferece. 

Quando: 9 de novembro, nos cinemas.

Cora Coralina: Todas as Vidas

Outro documentário que conta a vida de uma mulher marcante: Cora Coralina, a poetisa que trabalhou como doceira durante quase toda a vida, publicou seu primeiro livro aos 75 anos e escreveu seu nome na história da literatura em língua portuguesa. Atrizes como Camila Márdila, Teresa Seiblitz, Beth Goulart e Walderez de Barros emprestam suas vozes às poesias de Cora, que tem sua biografia dirigida no cinema por Renato Barbieri.

Quando: novembro, ainda sem data, nos cinemas.

Maria: Não Esqueça que Venho dos Trópicos

Maria Martins foi uma das principais escultoras, pintoras e gravuristas das artes plásticas brasileiras. O flerte com o surrealismo e o expressionismo na sua obra se explica em sua biografia, no momento de estudos na Europa com Oscar Jespers, e no relacionamento íntimo e artístico com Marcel Duchamp. Na tela, ainda é possível conhecer ou relembrar seu período radicada nos Estados Unidos, onde parte de seus trabalhos ainda estão expostos em museus como o MoMA, de Nova York.  

Quando: 16 de novembro, nos cinemas

 

Perfeita é a mãe 2 

Mila Kunis retorna ao lado de Kathryn Hannah e Kristen Bell como parte de um grupo de mulheres divertidas e desbocadas — que não aceitam a postura de mãe exausta e perfeitamente bem-sucedida e satisfeita em todas as esferas que lhes é exigida. O estresse das festas de fim de ano, principalmente do Natal, é o fator que impulsiona a nova aventura. Para se divertir!

Quando: 7 de dezembro, nos cinemas

 

Mulheres Divinas

Nora, a protagonista deste filme de Petra Biondina Volpe, é uma jovem dona de casa que vive no interior da Suíça nos anos 70, junto ao marido e aos dois filhos. Sua vida tranquila é transformada pelo impacto atrasado dos movimentos sociais europeus de 1968 e ela se engaja em uma campanha pelo direito da mulher ao voto. 

Quando: 14 de dezembro, nos cinemas

 

Star Wars: O Último Jedi

O segundo filme da última trilogia blockbuster gira em torno de Rey (Daisy Ridley), a primeira mulher com poderes jedi já mostrada nas telas. Uma heroína que é protagonista em uma das maiores sagas de ação e ficção científica do cinema americano? Algo semelhante só foi visto em "Mad Max: A Estrada da Fúria" e "Mulher Maravilha". 

Quando: 14 de dezembro, nos cinemas

 

Jovem Mulher

Abandonada pelo namorado, sem dinheiro, com um gato a tiracolo e ninguém disposto a lhe receber, Paula retorna à Paris. Lá, o filme de Léonor Serraille explora a vida interior da personagem, que embarca em uma jornada de redescobrimento: quem é ela enquanto mulher independente? 

Quando: 21 de dezembro, nos cinemas 

 

A Forma da Água

Guillermo del Toro dirige mais uma fantasia que mostra a jornada de uma mulher, Elisa, zeladora de um laboratório que se apaixona por uma criatura não-humana que deveria vigiar. Com tons de terror e drama, é um filme delicado e assustador passado nos anos 60, em meio aos conflitos políticos, bélicos e sociais dos Estados Unidos.

Quando: 11 de janeiro, nos cinemas