A semana: o jantar de Cármen Lúcia, terror em Las Vegas e Obama no Brasil
Os acontecimentos, as pessoas e as iniciativas que fizeram barulho nesta semana, impactando a vida e o olhar das mulheres.
Show das poderosas
Um jantar reunindo seis das mulheres mais poderosas do judiciário brasileiro despertou a atenção da mídia na terça-feira (3). O encontro foi organizado pela presidente do Supremo Tribunal Federal, Cármen Lúcia, e teve a procuradora-geral da República, Raquel Dodge, entre as convidadas. A pauta? Não foi revelada, mas, dada a baixa presença feminina na cúpula do Poder Judiciário, só a junção de tantos nomes fortes já causou rebuliço na imprensa.
Terror em Las Vegas
Na madrugada de segunda-feira (2), um homem de 64 anos abriu fogo contra a plateia de um festival de música country, em Las Vegas, nos Estados Unidos. Ao menos, 59 pessoas morreram e mais de 500 ficaram feridas no que está sendo considerado o maior tiroteio da história do país. Até o momento, a motivação do atirador não foi esclarecida. O Estado Islâmico chegou a reivindicar a ação.
Mulheres precisam estar nuas para entrar no Masp?
O coletivo de artistas feministas americanas Guerrilha Girls está em cartaz no Masp (Museu de Arte de São Paulo) com a sua primeira retrospectiva no país. Nos mais de cem cartazes em exposição, as artistas –que nunca revelam o rosto, usando sempre máscara de gorila– questionam a falta de espaço para artistas mulheres em galerias e museus.
Nuzman preso
Carlos Arthur Nuzman, presidente do COB (Comitê Olímpico do Brasil) e do Rio-2016, foi preso pela Polícia Federal, nesta quinta-feira (5). A ação foi um desdobramento de investigação sobre suspeita de compra de votos na eleição que escolheu o Rio de Janeiro como sede dos Jogos de 2016. Por causa disso, o Comitê Olímpico Internacional suspendeu Nuzman do cargo na organização da Olimpíada de Tóquio. O COB foi suspenso como membro.
Mais um ano sem vencedoras no Nobel
Por mais um ano consecutivo, nenhuma mulher foi premiada nas categorias científicas do Nobel: Física, Química e Medicina. Desde sua criação, em 1901, apenas 3% das vencedoras foram mulheres, 18 no total, contra discrepantes 581 homens. O anúncio dos vencedores de 2017 aconteceu na sexta-feira (6), em Oslo, na Noruega.
Obama entre nós
O ex-presidente americano Barack Obama esteve em São Paulo para participar do evento fechado Fórum Cidadão Global, promovido pelo Banco Santander e pelo jornal "Valor Econômico". O tema do encontro foi "Mudar o Mundo? Sim, Você Pode", em alusão ao slogan eleitoral de Obama ("Yes, You Can").
A cidade que mais mata mulheres
A Agência Pública –agência de jornalismo investigativo independente— descobriu a cidade brasileira com o maior número de mortes violentas de mulheres: Ananindeua, no Pará. Em 2015, 21,9 homicídios para cada 100 mil mulheres. A segunda colocada no ranking, Camaçari (BA), registrou a taxa de 13 por 100 mil. O levantamento foi feito a partir de dados do Ministério da Saúde.
Adeus a Ruth Escobar
A atriz e produtora cultural Ruth Escobar morreu, na quinta-feira (5), aos 82 anos. Ela sofria de mal de Alzheimer e estava internada no Hospital 9 de Julho, em São Paulo. Nome fundamental da resistência do teatro brasileiro durante a ditadura, ela também cumpriu dois mandados como deputada federal.
Pedofilia onde? No MAM ou no Piauí?
Uma performance no MAM (Museu de Arte de São Paulo) foi acusada de incitação à pedofilia. A polêmica surgiu após fotos e vídeos da apresentação do coreógrafo Wagner Schwartz viralizarem na internet. Nela, o artista está nu e seu corpo pode ser manipulado pelo público. A gritaria aconteceu depois de uma criança tocar uma das mãos e uma das pernas de Wagner, sob a supervisão da mãe. Dias depois, um menor de 13 anos foi encontrado em um presídio do Piauí, embaixo da cama de um detento preso por estupro. O menor foi deixado no lugar pelos próprios pais, para fazer “companhia” para o preso. Sob o caso ainda paira a suspeita de que o garoto trabalharia na unidade prisional.
Espumante brasileiro é o 5º melhor do mundo
O espumante Casa Perini Moscatel, produzido pela vinícola Perini, na Serra Gaúcha, foi eleito o quinto melhor vinho do mundo pela Associação Mundial de Jornalistas e Escritores de Vinhos e Destilados. O produto custa R$ 43,50.
Reforma política a toque de caixa
A Câmara dos Deputados aprovou o projeto de lei que cria um fundo público para financiamento de campanhas eleitorais, estimado em R$ 1,7 bilhão para as eleições de 2018. A matéria segue para sanção do presidente Michel Temer. A votação foi acelerada para acontecer antes de sábado (7), quando se encerraria o prazo legal para que o fundo pudesse ser usado no pleito do ano que vem.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.