Topo

Barbeiro mostra técnica especial para cortar cabelo de criança autista

O barbeiro Franz Jacob se deita para cortar o cabelo de Wyatt, 6 anos - Reprodução/facebook.com/Engel.Fauve
O barbeiro Franz Jacob se deita para cortar o cabelo de Wyatt, 6 anos Imagem: Reprodução/facebook.com/Engel.Fauve

Do UOL

07/10/2017 13h37

Tudo o que Wyatt, de 6 anos, precisava era cortar o cabelo -- coisa que pode ser bem mais complicada do que parece quando você sofre de autismo. É aí que entra em cena Franz Jakob. O barbeiro canadense acabou ficando famoso quando a mãe de Wyatt mostrou uma foto do menino deitado no chão enquanto Franz cortava seu cabelo. 

"E por falar nisso, você conhece algum barbeiro que se doa a esse ponto? Meu filho conhece!", a mãe de Wyatt, Fauve Lafrenière, escreveu no Facebook.

Fauve explicou que leva Wyatt para cortar os cabelos com Franz há dois anos. O barbeiro, da cidade de Rouyn-Noranda, na região do Québec, atende várias pessoas no espectro autista e adotou algumas técnicas para que os clientes possam aproveitar a sessão. "No caso do Wyatt, eu tenho que segui-lo pelo salão para terminar o corte", contou Franz à rede de televisão canadense CBC. 

Franz também conta que pede aos pais que levem os filhos para cortar o cabelo no fim do expediente da loja - assim, ele pode fechar a barbearia e manter um ambiente silencioso, o que auxilia no trabalho. Cada sessão pode durar mais de uma hora, mas o trabalho compensa. 

"Franz recebe o Wyatt na loja como se fosse o seu melhor amigo," conta Fauve. "Ver que ele aceita essas diferenças é algo realmente fantástico. Talvez isso ajude as pessoas a ver que existem outras maneiras de tratar do assunto".