Topo

A semana: aborto, as sauditas na direção e crime sexual em ônibus (de novo)

Adriana Nogueira

Do UOL

01/10/2017 04h00

Os acontecimentos, as pessoas e as iniciativas que fizeram barulho nesta semana, impactando a vida e o olhar das mulheres.

Precisamos falar sobre aborto

Ângela Magdalena, mãe de Jandira Magdalena - Bruna Prado  - Bruna Prado
Ângela Magdalena, mãe de Jandira, assassinada brutalmente ao tentar fazer aborto em uma clínica clandestina
Imagem: Bruna Prado

No Dia de Luta pela Descriminalização do Aborto na América Latina, 28 de setembro, completou-se três anos da morte de Jandira Magdalena dos Santos Cruz. Aos 27 anos, a jovem carioca foi brutalmente assassinada ao tentar fazer um aborto em uma clínica clandestina --crime que se tornou emblemático na luta pelo direito da mulher de optar pela interrupção da gravidez. Uma entrevista com a mãe da moça e outra com o ginecologista e obstetra Jefferson Drezett, coordenador do serviço de aborto legal no hospital Pérola Byington, foram alguns dos conteúdos especiais produzidos pelo UOL para promover uma reflexão mais do que urgente sobre a questão.

Pena menor para Bruno

11.ago.2013 - O ex-goleiro Bruno Fernandes, condenado a 22 anos de prisão pela morte de Eliza Samudio, sua ex-amante, deu uma entrevista na manhã deste domingo (11) e mandou um recado para o filho, Bruninho. "Independentemente do que aconteceu, quero que ele me perdoe, porque o amo. Quero que ele me dê a oportunidade de contar a verdade e não o que está no processo", afirmou - Hoje em Dia/Futura Press - Hoje em Dia/Futura Press
Imagem: Hoje em Dia/Futura Press

O goleiro Bruno Fernandes, condenado pela morte de Eliza Samúdio, teve a pena diminuída em 18 meses pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais, na quarta-feira (27). A redução aconteceu devido à prescrição do crime de ocultação de cadáver. O corpo de Eliza nunca foi encontrado. Com a decisão da Justiça, a pena passou de 22 anos e três meses para 20 anos e nove meses.

Ensino religioso nas escolas

O STF (Supremo Tribunal Federal) decidiu, nesta semana, que as escolas públicas podem adotar o ensino religioso de "caráter confessional", ou seja, que as aulas podem seguir os ensinamentos de uma religião específica. O STF analisou uma ação de inconstitucionalidade proposta pela Procuradora-Geral da República. Esta defendia que os alunos recebessem informações sobre todas as religiões, sem tomar partido de nenhuma.

"Ejacular é repugnante, mas não é crime"

Evandro Quesada da Silva, 26, ao deixar ontem o 30º DP rumo à audiência de custódia que o libertou, nessa quarta-feira (27), em SP ... - Veja mais em https://noticias.uol.com.br/cotidiano/ultimas-noticias/2017/09/28/justica-manda-soltar-mais-um-homem-que-ejaculou-em-passageira-de-onibus-em-sp.htm?cmpid=copiaecola - Marcelo Chello/Estadão Conteúdo - Marcelo Chello/Estadão Conteúdo
Imagem: Marcelo Chello/Estadão Conteúdo

Esta semana, em São Paulo, mais um homem foi preso em flagrante após ejacular em uma mulher, dentro de um ônibus. Evandro Quesada da Silva, 26, foi detido, mas solto no mesmo dia, depois de o juiz classificar o comportamento dele de "ato repugnante" e, não, crime. Na quarta-feira (27), dia da prisão de Quesada, outros dois ataques parecidos aconteceram em veículos de transporte coletivo, na capital. Em agosto, foi noticiado o primeiro caso do gênero. Na ocasião, o agressor também foi preso e liberado depois.

Conquista histórica!

Mulher dirigindo na Arábia Saudita - Hasan Jamali/AP - Hasan Jamali/AP
Imagem: Hasan Jamali/AP

A partir de junho de 2018, as mulheres da Arábia Saudita poderão tirar carteira de motorista. A proibição era uma das medidas restritivas a que são submetidas as mulheres do reino ultraconservador do Oriente Médio. Rihanna foi uma das vozes públicas a comemorar o decreto do rei Salman. “Adoro ver o progresso”, comentou a artista pop.

Aécio e PT do mesmo lado?

Aécio Neves - AFP PHOTO/Evaristo Sa - AFP PHOTO/Evaristo Sa
Imagem: AFP PHOTO/Evaristo Sa

O senador Aécio Neves foi afastado do cargo pela 1ª Turma do STF (Supremo Tribunal Federal), na terça-feira (26). Além disso, o político não pode sair do país nem mesmo de casa, à noite. O afastamento tem como base o aparecimento do nome do senador nas delações da JBS. Ao contrário do que se poderia imaginar, o PT se manifestou oficialmente contrário a decisão do tribunal.

Juntas por uma boa causa

A cantora Alicia Keys e a estilista Stella McCartney - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

A cantora Alicia Keys é a estrela da campanha do conjunto de lingerie criado por Stella McCartney para arrecadar fundos para o combate ao câncer de mama. A mãe da estilista morreu em 1998, em decorrência da doença. Neste ano, o mote da ação é jogar luz no fato de os exames de detecção precoce não estarem ao alcance de todas as mulheres.

Maioridade penal

Por dez votos a oito, a CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) do Senado adiou a análise de quatro propostas de emendas à Constituição que sugerem a redução da maioridade penal de 18 para 16 anos. A decisão foi tomada após o Fundo de População das Nações Unidas, uma agência da ONU, e o Ministério dos Direitos Humanos se manifestarem publicamente contra a redução.