Quase 70% das tentativas de suicídio no Brasil são praticadas por mulheres
As mulheres representam 69% dos 48.204 casos de tentativas de suicídio que aconteceram no Brasil entre 2011 e 2016, afirma o Ministério da Saúde. Os dados do Primeiro Boletim Epidemiológico de Tentativas e Óbitos por Suicídio foram divulgados nesta quinta, 21, e são parte da campanha do setembro amarelo, mês de conscientização e valorização da vida.
Ainda de acordo com o Ministério, 31,3% delas tentaram o ato mais de uma vez, enquanto 26,4% dos homens repetiram a atitude. Apesar disso, eles se matam mais do que as mulheres: 79% dos suicídios no Brasil no período foram praticados por homens.
- Facebook divulga anúncios pró-vida e ferramenta para prevenção do suicídio
- Leu um post suicida nas redes sociais? Saiba o que fazer
Entre as mulheres de 15 a 29 anos, o suicídio é a oitava causa de morte com uma taxa de 2,4 casos a cada 100 mil habitantes. Ela é superada, em primeiro lugar, por mortes durante a gravidez, parto e pós-parto (8 a cada 100 mil habitantes), em segundo, por acidentes de transporte (7,4 a cada 100 mil), e agressões (7 a cada 100 mil), entre outros.
Solteiros, viúvos e divorciados são 60,4% dos que morrem por suicídio. Ao comparar as taxas entre raças, a taxa de mortalidade entre os índios é três vezes maior (15,2 a cada 100 mil) do que entre brancos (5,9) e negros (4,7).
Além dos dados, o Ministério da Saúde lança hoje uma agenda de ações estratégicas para atingir meta da Organização Mundial da Saúde (OMS) de redução de 10% dos óbitos por suicídio até 2020. Entre elas está a capacitação de profissionais, orientação para a população e jornalistas, expansão da rede de assistência em saúde mental nas áreas de risco e monitoramento anual dos casos.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.