Topo

Quer ajudar alguém a ser feliz no amor? Veja frases para evitar

conversa, amizade - Getty Images
conversa, amizade Imagem: Getty Images

Carolina Prado

Colaboração para o UOL

06/09/2017 04h00

Quer ajudar um amigo ou uma amiga no amor? Vá devagar com a sinceridade para a amizade não desandar. Tenha delicadeza. Veja algumas frases que, embora carreguem boas intenções, ficam melhores quando reformuladas.

Quando você acha que a pessoa não é legal

Evite: “Ele não é para você.”
Prefira: “Ele é tudo aquilo mesmo?”
Você até pode pensar que o casal não tem a ver, que sua amiga ou amigo merecia coisa melhor nesta vida. Mas ao jogar na lata a sua opinião, pode dar a ideia de que está recalcada ou enciumada. Para a preocupação não ser má interpretada, é melhor ajudá-lo a enxergar os defeitos do outro por si só.

Se o casal briga demais

Evite: “Vocês só brigam. Por que estão juntos?”
Prefira: “As brigas são sempre pelo mesmo motivo?” ou “Por que não viajam sozinhos um fim de semana?”
Só o casal sabe por que está junto. Existem os que, apesar de brigarem direto, estão muito bem. Cada um tem sua dinâmica, por mais negativa que ela pareça aos seus olhos. Vai ajudar mais se levar a pessoa a refletir sobre as razões das brigas e, assim, encontrar uma solução. Ou sugerir que se curtam mais. Brigas podem ser consequência de uma carência e um fim de semana juntos, com atenção total de um ao outro, resolve isso.

Quando as reclamações são constantes

Evite: “Você só reclama dele!”
Prefira: “Tem coisas nele que você não gosta? E do que você gosta?”
Ouvir tanta reclamação já encheu? Mas pratique a empatia. Talvez seu amigo não consiga perceber que quando enfatiza os defeitos do par, mina a própria relação. Como amigo, você pode ajudá-lo a fazer uma listinha de prós e contras do relacionamento.

Se a pessoa está dependente demais

Evite: “Você é muito dependente dele”.
Prefira: “Você fica de boa sem ele?” ou “No mês passado, quantas vezes saiu só com sua turma?”
Dizer que seu amigo ou amiga nasceu grudado com o namorado pode soar como uma alfinetada. Melhor é levar a pessoa a refletir. Esperamos que ela veja que é saudável –para si e para o casal-- conviver com outras pessoas também. 

Quando o casal vive causando climão

Evite: “O pessoal está bem cansado das brigas de vocês”
Prefira: “Deve ser muito difícil para você ter esse tipo de briga em público.”
Ok, ninguém é obrigado a aguentar climão de casal o tempo todo. Mas se disser que as brigas do amigo com o parceiro já estão passando dos limites, ele pode se sentir rejeitado e se afastar. Mais uma vez, vale colocar a empatia para funcionar e ir com calma na observação.

Se a família está se envolvendo muito

Evite: “Sua família se mete muito na sua relação com ele”
Prefira: “Acho importante ouvir a sua família, mas a decisão final é sua.”
Sim, pais metendo o dedo na vida do filho te deixa indignado. Mas você curte quando alguém fala mal da sua família, por mais caótica que ela seja? Lembre-se de que pai e mãe se intrometem mesmo, não tem jeito. E o seu papel é fazer diferente.

FONTES: Breno Rosostolato, psicoterapeuta e professor da Faculdade Santa Marcelina. Heloísa Capelas, especialista em autoconhecimento e inteligência comportamental. Lizandra Arita, psicóloga clínica especializada em gerenciamento de emoções e conflitos. Walter Mattos, psicólogo membro da equipe de Dependências Comportamentais do PROAD (Programa de Orientação e Atendimento a Dependências) da Unifesp.