Topo

Time feminino de handebol reclama de uso obrigatório de sunquíni em torneio

O time de handebol de praia CopaBeach/CEPRAEA, que protesta contra o uso exclusivo do sunquíni - Reprodução/Facebook
O time de handebol de praia CopaBeach/CEPRAEA, que protesta contra o uso exclusivo do sunquíni Imagem: Reprodução/Facebook

do UOL, em São Paulo

30/08/2017 12h02

O time feminino de handebol de praia CopaBeach/CEPRAEA, do Rio de Janeiro, está se manifestando contra o que considera um exemplo de machismo no esporte: a proibição do uso de shorts por baixo do sunquíni — uma espécie de biquíni reforçado — durante uma disputa na areia no último domingo, dia 27, pelo campeonato estadual. 

De acordo com a atleta Gabriela Peixinho, que organizou um protesto através das redes sociais, as jogadoras foram ameaçadas pela arbitragem de serem punidas com W.O., ou seja, terem a vitória automaticamente dada para o time adversário, caso entrassem em quadra com a peça extra.

O sunquíni é o uniforme previsto para os times femininos no regulamento internacional da modalidade. "Nosso amor pelo esporte não pode ser esmagado por regras machistas e desiguais. Nós repudiamos a obrigatoriedade do uso do sunquíni. Cada equipe deve ter o direito de escolher", defende Gabriela em nome da equipe. O comentário da atleta é uma referência à diferença entre o uniforme feminino e o masculino, que inclui bermuda longa, na altura do joelho, e camiseta regata. 

Esta não é a primeira vez que as atletas se veem coagidas a mostrar seus corpos. Em 2014, a Federação Espanhola de Handebol ameaçou aplicar punições sobre atletas que cobrissem demais o corpo durante um torneio, de acordo com o jornal inglês "The Telegraph".