PUBLICIDADE

Topo

Universa

"Estrelas Além do Tempo" inspira intercâmbio científico para mulheres

Cena do filme "Estrelas Além do Tempo" (2016), de Theodore Melfi - Reprodução
Cena do filme "Estrelas Além do Tempo" (2016), de Theodore Melfi Imagem: Reprodução

do UOL, em São Paulo

15/08/2017 15h54

Um dos filmes de maior sucesso do último ano, "Estrelas Além do Tempo" — que conta a história real da participação decisiva das cientistas Katherine Johnson, Dorothy Vaughan e Mary Jackson no programa espacial que levou o homem à Lua — acaba de inspirar um novo projeto científico.

De acordo com informações do site "The Hollywood Reporter", o Departamento de Estado americano criou um programa de intercâmbio educacional para mulheres nas áreas de ciências, tecnologia, engenharia e matemática inspirado pelo filme. 

Chamada #HiddenNoMore (algo como "não mais escondidas", em tradução livre), a iniciativa trará para os EUA 50 mulheres que trabalharam nestes campos de mais de 50 países da África, Europa, Ásia e América Latina. O grupo de representantes selecionadas será recebido em Washington, em outubro. Em seguida, as especialistas viajarão pelos Estados Unidos durante três semanas e se encontrarão com representantes de diversas organizações, como universidades e ONGs, para promover o estudo científico entre mulheres e garotas.

Por fim, elas se reencontrarão em Los Angeles, onde a FOX organizará um evento de dois dias dentro dos próprios estúdios para estimular o debate sobre estímulos à representatividade da mulher na ciência. Segundo dados do Fórum Econômico Mundial, as mulheres são donas de apenas 35% dos diplomas em áreas relacionadas, atualmente.

Universa