À la Anitta e Pabllo: professora dá dicas para se jogar na dança do ventre
O clipe "Sua Cara" de Anitta e Pabllo saiu no último domingo (30) e já acumula mais de 13 milhões de visualizações. Gravado no Deserto do Saara no Marrocos, a dupla mostrou não só talento com os passos de funk, mas também colocou em evidência a dança do ventre.
Aproveitamos que a prática está em alta para conversar com Deborah Dancer, bailarina de dança do ventre há 32 anos, para saber o que ela achou da performance. Com vivência no Egito, a professora, que dá aulas na Vila Madalena em São Paulo, aproveitou para dar quatro dicas para quem quer aprender a dança e impressionar nas festas.
"Eles arrasaram! A Anitta fez tremida com ondulação, tremida contida, redondinho, camelo, batida maia (também chamada de 'souheir Zaki'), oito maia e a primeira parte do básico egípcio, assim como a Pabllo. Foram passos clássicos, e que muitas vezes passam desapercebidos por muitas bailarinas profissionais... Isso foi algo que realmente admirei ao ver o clipe", disse a profissional em entrevista ao UOL, listando cada um dos movimentos.
"Outro detalhe importante é que a Anitta fez o 'oito maia' sem tirar os pés do chão, não trapaceou", completou a profissional.
Deborah ainda explicou a dificuldade de executar os movimentos em lugares quentes. "É muito difícil dançar no deserto, o calor suga a gente. Tinha dia que eu precisava dar aula quando morava no Cairo e não queria, pois estava muito cansada. O calor me consumia", relembra.
Shakira é uma, Anitta é outra!
Fã (também) da cultura nacional, a professora defendeu a valorização dos nossos artistas. "O brasileiro precisa aprender a valorizar o Brasil e os brasileiros. Viva a Shakira, sim, mas viva a Anitta e a Pabllo também".
"A Shakira tem o poder de enaltecer a dança, assim como a Anitta. E há espaço para todo mundo. A Anitta conquistou o dela na dança do ventre. Ela não precisa ser a Shakira, ela é a Anitta mesmo", defendeu Deborah ainda encantada com o que viu no vídeo.
Apesar da dança do ventre ser uma arte milenar, que existe há cerca de nove mil anos, a profissional concorda que a dupla colocou a dança em destaque novamente. "As duas reacenderam a dança do ventre, elas têm corpos esculturais e dançaram com perfeição. Mas não podemos esquecer que se trata de uma prática que tem brilho próprio".
Dicas para quem quer fazer a Anitta e a Pabllo na pista
1. "Quer aprender a dançar mesmo? Procure uma boa professora de dança de ventre. Alguém que tenha vivência na área. Cuidado com pessoas que fazem aula durante cinco meses e já querem ensinar..."
2. "Faça aula experimental e sinta a professora. A dança do ventre é um ensino contínuo."
3. "Para você começar a dar alguns passos e entender a dança do ventre, é necessário de quatro a seis meses de aulas. É preciso entender a dança e seu corpo, ter uma consciência corporal muito grande. É preciso dissociar a parte de cima da parte de baixo do corpo. São movimentos difíceis, mas não impossíveis. O mais complicado na técnica é manter a elegância das mãos e braços enquanto executa os movimentos."
4. "Agora, uma coisa que a Anitta e a Pabllo têm e é imprescindível para quem quer aprender qualquer tipo de dança, é garra. Eles têm vontade, querem realmente dançar e aprender. E isso é necessário durante todo o aprendizado. A dança tem o poder de cura, de acolhimento e inspiração."
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso do UOL.