Topo

9 maneiras de tirar seu relacionamento do modo "marasmo"

casal dançando - Getty Images
casal dançando Imagem: Getty Images

Heloísa Noronha

Colaboração para o UOL

28/07/2017 04h00

Mais cedo ou mais tarde, a rotina toma conta de qualquer relação. Se você faz parte desse time, eis algumas ideias para mandar o tédio para bem longe do seu relacionamento.

1. Dancem coladinhos

Você acha a sugestão de se matricular em aulas de dança de salão um tanto batida e até meio cafona? O representante comercial Augusto Ferreira, 28 anos, pensava assim até ceder à insistência da noiva. "Ela quis começar logo pelo tango, um dos estilos mais difíceis, e eu morria de vergonha. Com o tempo, passei a me divertir muito com as aulas e percebi que a dança dá uma nova percepção sobre o próprio corpo e sobre o corpo da parceira. Ficamos mais soltos, inclusive na camar".

2. Durmam fora de casa

Pode ser em um motel barato, em uma suíte elegante ou até no apê emprestado por algum amigo. O importante é quebrar a rotina e dormir e acordar --e não apenas transar-- em um cenário diferente, que vai mudar a maneira como vocês interagem.

3. Voltem à infância

Um pouco de brincadeira ajuda a remover as teias de aranha de relações. Vale tudo, desde que a ideia seja bem lúdica (ou boba, em português claro). De competições de strip poker a campeonatos de videogame, passando por concursos caseiros de fantasia ou performances musicais, o importante é se soltar. A dentista Vânia Baptista, 31, por exemplo, montou a barraca de acampar no quintal e passou uma noite bem quente (e bem discreta) ali com o marido. "Alguns vizinhos amaram minha ideia e prometeram imitá-la", diz.

casal celular - Getty Images - Getty Images
Desligue o celular para levantar a relação
Imagem: Getty Images
4. Desliguem o celular

Às vezes, a rotina toma conta de um relacionamento porque a comunicação do casal é falha. E nada pior para o diálogo do que um dos dois --ou ambos-- envolvidos com WhatsApp, Facebook ou Instagram. Passar tempo juntos de qualidade significa se livrar de qualquer interferência. Dificilmente algo é tão urgente que não possa esperar vocês jantarem em paz ou terminarem uma conversa importante.

5. Recorram à memória

Relembrem o que gostavam de fazer quando solteiros (ou disponíveis) e não fizeram mais depois que iniciaram o relacionamento. Cada um pode retomar uma emoção e sensação antiga e gostosa e chamar o outro para experimentar.

6. Façam algo radical

Para sacudir a poeira do cotidiano, porém, é importante colocar um pouco de aventura na relação de vocês. "Decidimos começar com trilhas curtas, depois partimos para o mergulho e nossa última experiência foi voar de parapente", conta a professora Juliana Marins Dias, 34 anos. "Praticar esportes com mais adrenalina só tem trazido benefícios para meu marido e eu: conhecemos pessoas, visitamos lugares diferentes, compartilhamos sensações nunca antes vividas e sempre temos um objetivo novo a alcançar. Ficamos mais unidos", afirma.

amigos - Getty Images - Getty Images
É importante manter as atividades indviduais
Imagem: Getty Images
7. Retomem interesses individuais

Muitos casais acham que, por estarem juntos, devem fazer tudo juntos. Ledo engano. É importante que cada um possa ter um tempo sem o outro (que não seja o dedicado ao expediente profissional, por favor!) como uma noite (ou tarde) para realizar alguma atividade que goste ou sair com amigos que, de preferência, não pertençam ao círculo do casal. Viver coisas diferentes ajuda a levar informações e experiências novas para o dia a dia em comum.

8. Criem expectativas

Mandar um WhatsApp enigmático (e de cunho erótico, óbvio) durante o dia, vendar o par durante o trajeto rumo a um motel temático, tirar uma foto num provador com uma roupa totalmente diferente do estilo habitual, ligar para avisar que comprou uma surpresinha no sex shop... Atiçar a curiosidade do par produz a dose certa de adrenalina para manter o fogo da paixão sempre aceso!

9. Apostem nos gestos simples

Muita gente acha que surpreender o par significa presentear com coisas caras ou inventar programas extravagantes. Não sejamos hipócritas: isso tudo é ótimo, claro, mas as surpresinhas corriqueiras do dia a dia também têm sua graça, principalmente se não envolverem datas comemorativas. Um bilhete gracioso pregado na geladeira, uma rosa, um bombom, um mimo fora de hora, uma massagem nos pés no fim do dia ou simples ingressos para o cinema envoltos num laço dão mais colorido e graça a qualquer romance.