Topo

"As pessoas tentam trepar em mim desde que virei meme", diz Homem- Árvore

James Cimino

Colaboração para o UOL, em Los Angeles

05/07/2017 12h06

Quando Andy Warhol previu que no futuro todos teriam seus 15 minutos de fama, o mestre da pop art não imaginava os caminhos surpreendentes com que isso poderia acontecer na era kardashiana. Caso do personal trainer americano Danny Jones, 31 anos, personagem que ganhou o mundo como o "Homem-Árvore".

Tudo começou com uma selfie postada nas redes sociais, no dia 29 de maio, no qual Jones exibia o peito torneado no espelho da academia. Com seus 2,01 metros de altura e 124 quilos de músculos bem definidos, o personal encantou uma seguidora, dona do sugestivo apelido de "a loba", que retuitou a foto com a frase: "Isso não é um homem, é uma árvore!". Nascia assim o Homem-Árvore, com centenas piadas e memes na internet. 
 
 
Jones, depois de alçado à neocelebridade, tem hoje mais de 700 mil seguidores no Instagram e até assessor de imprensa. Além de dar entrevistas, também viu na fama uma oportunidade de divulgar seus serviços. Com o status de "muso fitness", passou a cobrar um punhado de dólares a mais pelo seu trabalho de personal.
 
Mas também pode comprovar o gosto amargo da estupidez humana. "As pessoas agora tentam trepar em mim o tempo todo, mas eu não deixo", disse o rapaz à reportagem do UOL, em Los Angeles.
 

Fãs brasileiros

Segundo o Homem-Árvore, após o episódio, o Brasil é sua segunda maior base de seguidores depois dos Estados Unidos. O que já lhe rendeu, inclusive, alguns clientes que consultam sua dieta e rotina de exercícios para ter um corpo escultural como o dele — ou talvez um pouco menor...
 
Aliás, de perto, Jones parece mais largo que alto. Durante a entrevista ele mesmo tentou minimizar seu impacto nas redes sociais dizendo que a hashtag com seus apelido só viralizou por causa de uma ilusão de ótica provocada pelas fotos.
 
"Naquelas imagens eu parecia muito maior porque eu estava ao lado de uma geladeira e de uma porta", minimiza. Mas o personal está apenas sendo modesto, porque ele é maior e mais pesado, por exemplo, que Chris Hemsworth, o Thor (1,91m/91kg), Dwayne Johnson, o The Rock (1,96m/118kg), e Arnold Schwarzenegger, o Conan (1,88m/106kg).
 
Jones, que já foi jogador de basquete e teve uns quilinhos a mais, admite que apesar de muita gente não mais reconhecê-lo pelo nome, decidiu abraçar o apelido porque no fundo gosta que façam piadas sobre ele. Logo após o surto de fama na internet, ele mesmo postou uma foto sua em meio a algumas árvores e escreveu: "Acho que eu devo é incorporar, afinal…".
 
 
Apesar de se divertir com comentários mais quentes dos fãs, o Homem-Árvore não quer alimentar o imaginário alheio. Nas fotos de sunga ou cueca que posta no Instagram, costuma cobrir a região do quadril com emojis.
 
No entanto, deixa bem claro que não é por vergonha. "Sou proporcional, se é o que vocês querem saber. Ponho o emoji porque não quero que me relacionem a sexo. Estou sempre com pouca roupa para promover meu trabalho como personal trainer. No geral as pessoas respeitam isso… Das outras, eu e minha namorada damos risada mesmo…"