Tuítes condenam estudante a um ano de prisão na Espanha
Uma estudante de história de 21 anos foi condenada a um ano de prisão na Espanha após publicar no Twitter 13 mensagens, entre 2013 e 2016, falando em tom de deboche da morte de Luis Carrero Blanco, assassinado pelo ETA em 1973.
Cassandra Vera foi condenada na última quarta (29) por crime de humilhação às vítimas. O tribunal espanhol considerou seus tuítes "desprezo, desonra, descrédito, escárnio e afronta" para às "pessoas que sofreram o golpe do terrorismo e seus familiares".
Blanco foi um militar e político espanhol, que ocupou diversos cargos no governo franquista e foi assassinado em um atentado quando era presidente do governo de Espanha durante a etapa final dessa ditadura. Membros do ETA explodiram o carro em que ele estava em 20 de dezembro de 1973, matando outras duas pessoas.
Além da prisão, Cassandra Vera perdeu o direito de ser candidata em uma eleição durante um ano e à inabilitação absoluta durante sete anos. Isso significa que ela perde todas as honras do Estado que poderia ter, como acesso a uma bolsa de estudos, e a possibilidade de ter acesso a um cargo público.
"Eles destruíram meu projeto de ser professora", reconheceu em uma mensagem publicada no Twitter depois de ouvir a sentença. “Arruinaram a minha vida".
Seus advogados alegam que as mensagens foram em tom de humor e que a condenação "é um ataque a liberdade de expressão". Alguns estão dizendo que ela está sendo "vítima da reforma do código penal."
Nas várias mensagens, a estudante escreve em tom de piada e chega a comparar o assassinato a uma "corrida espacial". Confira os 13 tuítes:
1 - "A ETA promoveu uma política contra os carros oficiais combinada com um programa espacial”. Postada em 29 de novembro de 2013.
2 - "Filme: A três metros sobre o céu. Produção: ETA Filmes. Diretor: Argala. Protagonista: Carrero Blanco. Gênero: Corrida espacial". Postada em 20 de dezembro de 2013.
3 - "Kissinger presenteou Carrero Blanco com um pedaço da lua, o ETA pagou-lhe a viagem até ela". Postada em 5 de abril de 2014.
4 - "Se fazer piadas sobre Carrero Blanco é glorificar o terrorismo...". Postada em 28 de abril de 2014.
5 - "Desculpe-me, @GcekaElectronic, respeitemos o grande Carrero, a estação internacional do ETA colocou todo o seu esforço". Postada em 8 de julho de 2014.
6 - "Já não posso fazer piadas sobre Carrero Blanco?". Postada em 30 de junho de 2015.
7 - "Eleições no dia do aniversário da viagem espacial de Carrero Blanco. Interessante". Postada em 4 de setembro de 2015.
8 - "Homem-Aranha versus Carrero Blanco". Postada em 22 de setembro de 2015.
9 - "Carrero Blanco também voltou para o futuro com seu carro? #RegresoAlFuturo". Postada em 21 de outubro de 2015.
10 - "Feliz 20 de dezembro". Nesta mensagem, ela inseriu uma fotografia das consequências do atentado contra Carrero Blanco e duas fotos que recriavam o momento da explosão e a trajetória do veículo em que ele estava. Postada em 20 de dezembro de 2015.
11 - "20 D". O tuíte tinha a imagem de um astronauta na Lua, com o rosto de Carrero Blanco, e uma bandeira da Espanha franquista. Postada em 20 de dezembro de 2015.
12. "URSS versus SPAIN. URSS Yuri Gagarin VERSUS SPAIN Carrero Blanco". O tuíte incluía duas fotos, uma com o rosto do cosmonauta russo e outra com o rosto de Carrero Blanco. Postada em 21 de dezembro de 2015.
13. "Contigo quero voar, para poder te ver do céu, em busca do impossível, que escapa entre meus dedos". O tuíte incluía emoticons de notas musicais e duas imagens: uma fotografia do atentado contra Carrero Blanco e outra que recriava a trajetória ascendente do veículo.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.