Topo

Livraria "esconde" autores homens para mostrar desigualdade de gênero

"Ilustrando a diferença de gênero na ficção. Silenciamos os autores homens, deixando somente as obras de mulheres expostas" - Reprodução/Facebook
"Ilustrando a diferença de gênero na ficção. Silenciamos os autores homens, deixando somente as obras de mulheres expostas" Imagem: Reprodução/Facebook

Do UOL

10/03/2017 09h08

A livraria Loganberry Books, em Cleveland (EUA), escolheu uma maneira inusitada para mostrar como o mundo da literatura também está dominado pelo gênero masculino. Na semana passada, funcionárias viraram todos os livros escritos por homens nas prateleiras e nos estandes somente foram expostas obras de mulheres.

O resultado é explícito: a loja está dominada por livros escritos por homens. A ação silenciosa faz parte da comemoração do mês das mulheres.

O resultado da iniciativa - Reprodução/Facebook - Reprodução/Facebook
O resultado da iniciativa
Imagem: Reprodução/Facebook

Jane Bhandari, escritora de Bombaim, comentou em uma das fotos que a realidade é global. “Eu conheço esta luta também. Tenho um espaço separado para autoras nas minhas estantes e, tristemente, não chega a 25%. Uma razão talvez seja a de que homens geralmente escrevem com uma mulher que está ao lado deles para preparar as refeições ou servindo xícaras de chá”, diz.