Topo

Seu cachorro não gosta de alguém? A Ciência mostra que ele pode ter razão

Getty Images/iStockphoto
Imagem: Getty Images/iStockphoto

Do UOL

13/02/2017 19h58

Todo mundo fala que cachorros têm um sexto sentido para descobrir se uma pessoa gosta ou não de você. Pois uma pesquisa recente acaba de confirmar a teoria. E o contrário também é verdadeiro - seu bichinho de estimação sabe quando seus donos estão sacaneando alguém e usam essas informações para definir como interagir com eles. 

A pesquisa de um grupo da Universidade de Kyoto (Japão), publicada em janeiro na revista "Neuroscience & Biobehavioral Reviews", analisou como cães e seus donos reagiam em uma situação hipotética: o dono do pet deveria fingir que não conseguia abrir uma caixa e pedir ajuda para dois pesquisadores. Um dos cientistas se recusava a ajudar, enquanto outro era bem mais prestativo. 

Após esta cena, os dois pesquisadores ofereciam um biscoito ao cachorro. Quanto mais grossa fosse a recusa do pesquisador em ajudar, menos os cães analisados estavam dispostos a aceitar o quitute. Os cientistas concluíram que os bichinhos eram capazes de julgar se uma pessoa era boa ou ruim e tratá-los de acordo com a forma que seu dono foi tratado. Ou seja: confie quando seu cãozinho parecer não gostar de alguém - ele pode ter visto mais do que você imagina.