Revista para pais é acusada de encorajar maus hábitos alimentares e cesárea

Uma ação publicitária da Unimed, veiculada na revista "Pais & Filhos" (Manchete), está sendo criticada por causar a impressão de fazer apologia à cesárea por conveniência.
De acordo com a cooperativa médica, o anúncio tinha como objetivo destacar o acesso à UTI Neonatal sem horários estipulados, que seria oferecido aos pais na maioria das maternidades que a compõe.
"A dúvida é resultado da associação do texto do post com o selo da campanha em um material que tem a Unimed do Brasil como responsável pela divulgação do conteúdo. Por isso, a cooperativa se desculpa e está esclarecendo as dúvidas dos seguidores na fanpage da revista Pais & Filhos, parceira da iniciativa", explicou a empresa, em comunicado enviado por e-mail ao UOL.
Ainda de acordo com o texto, a campanha #EsperarPraQuê, que existe há três anos, “tem orientado diversos pais sobre como cuidar melhor de seus filhos, desde o pré-natal até a pré-adolescência, por meio de matérias, entrevistas, vídeos educativos e conteúdo para redes sociais”, informou a empresa.
A polêmica foi levantada em um post na página do site “Mamatraca” --polo de conteúdo independente sobre a criação de filhos-- no Facebook. No mesmo post em que tratava da Unimed, o “Mamatraca” criticava outras duas ações publicitárias veiculadas na página da “Pais & Filhos”: uma do suplemento Pediasure e outra do achocolatado Toddynho.
Sobre os produtos, dizia a publicação do Mamatraca: “Uma campanha publicitária para vender açúcar, em prol de alimentação saudável” (referindo-se ao Pediasure) e “Uma campanha publicitária em prol do leite de vaca para vender açúcar” (sobre o Toddynho).
A ação do Pediasure estava vinculada ao texto “10 passos (fáceis e divertidos) para ajudar seu filho a comer melhor”, inicialmente, assinado como se fosse uma reportagem, por Elisa Marconi.
Na sexta-feira (10), após contato da reportagem com Andrea Caruso, gerente comercial da “Pais & Filhos”, alertando para o fato, o nome de Elisa foi substituído por um selo “Publieditorial”. Andrea, entretanto, não esclareceu se Elisa é membro da redação do veículo ou integrante da equipe comercial.
Para o UOL, a Abbot, empresa que fabrica o Pediasure, disse que não promove “a substituição de uma dieta balanceada pela suplementação na dieta de adultos ou crianças”. A companhia ainda ressaltou, em um e-mail, que seu produto só deve ser indicado por pediatras ou nutricionistas para “perfis específicos de crianças que apresentam dificuldades alimentares capazes de comprometer o desenvolvimento infantil saudável, físico ou cognitivo”.
O anúncio sobre o Toddynho trazia o texto “Mãe, quero leite! A gente vai mostrar de uma vez por todas por que ele é importante”. O material estava identificado como conteúdo publicitário desde o início.
Questionada sobre os anúncios em sua página no Facebook, a gerente comercial da revista respondeu, por e-mail: “Nossos departamentos comerciais e de conteúdo são muito bem separados na editora. Quanto as reações no post de Mamatraca, estamos acostumados a divergências de opiniões e acreditamos que as pessoas devem se manifestar livremente nas redes sociais. Quanto aos conteúdos citados, tratam-se de publieditoriais e branded content, formatos comerciais comuns na mídia e que não agridem em nada nosso conteúdo e muito menos nossa credibilidade”.
A Pepsico, detentora da marca Toddynho, não se manifestou sobre as críticas até a publicação desta reportagem, nesta segunda-feira (13). Caso responda ao contato da redação, este link será atualizado.
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