Topo

Um ano após foto icônica, menino deixado para morrer tem seu 1º dia de aula

Do UOL, em São Paulo

03/02/2017 17h11

O menino nigeriano de dois anos, que foi resgatado por uma equipe de ajuda humanitária após ser abandonado pela família -- que o considerava um bruxo, mostra total recuperação um ano após a publicação de uma icônica foto, que o mostrava completamente desnutrido enquanto bebia água em uma garrafa plástica.

Anja mostra antes e depois do menino Hope - Reprodução/Facebook - Reprodução/Facebook
Anja mostra antes e depois do menino Hope
Imagem: Reprodução/Facebook

Atualmente saudável, ele começou a ir na escola, como contou a dinamarquesa Anja Ringgren Loven, que trabalha com caridade no país africano, em uma publicação no Facebook na última segunda-feira (30).

Batizado de Hope (Esperança, em tradução livre), ele viveu nas ruas de Uyo, no sul da Nigéria, nos oito meses anteriores, alimentando-se das migalhas jogadas pelas pessoas. A imagem de seu resgate viralizou nas redes sociais e foi arrecadado um milhão de dólares para custear os tratamentos.

Desde então, Hope está sob os cuidados de Anja, que é criadora da Fundação para o Desenvolvimento e Educação de Crianças Africanas, e já ganhou peso. Na época, o menino estava cheio de vermes e precisou fazer transfusões de sangue diárias.

Em seu Facebook, Anja escreveu: "No dia 30 de janeiro de 2016, eu fui em uma missão de resgate com David Emmanuel Umem, Nsidibe Orok e nosso time nigeriano. Uma missão de resgate que viralizou e hoje faz exatamente um ano que o mundo conheceu um pequeno menino chamado Hope", em uma foto 'igual' a do ano anterior, na qual ela dá água na boca do menino. "Essa semana, Hope começa a ir a escola", completou.