Topo

Mulheres perdem a vergonha e aceitam o corpo para curtir praia de biquíni

Graciele Locks, 33 anos, psicóloga, em Laguna, Santa Catarina - Arquivo Pessoal
Graciele Locks, 33 anos, psicóloga, em Laguna, Santa Catarina Imagem: Arquivo Pessoal

Bárbara Stefanelli

Do UOL

13/01/2017 13h39

Encorajadas pela atual onda de feminismo, muitas mulheres resolveram deixar o maiô, bermuda e camisetão em casa para curtir a estação apenas de biquíni, sem ligar para o que os outros vão pensar. Este foi o caso da atriz e youtuber Mariana Xavier, que postou em seu Instagram uma despretensiosa foto com roupa de banho na praia, e a repercussão acabou sendo superpositiva.

Nas redes sociais, a comediante não está só, já que outras também estão exibindo suas fotos com as hashtags #VerãoSemNeuras e #EmpoderamentoGordo. Leia, a seguir, os relatos de duas mulheres que se libertaram dos preconceitos e cobranças e estão mostrando que qualquer um tem corpo de praia nesta estação, que já está sendo chamada de "verão do empoderamento". Basta só ter um corpo, ir para a praia e aproveitar.   

Simone Cunha, 30 anos, publicitária e blogueira
 

Simone Cunha - Arquivo Pessoal - Arquivo Pessoal
Imagem: Arquivo Pessoal
"Antes, as marcas de moda praia plus size normalmente vendiam roupas com pouca variedade de cores e modelos muito simples --a famosa ‘roupa de velho’, que nós gordinhas temos horror.

Mas houve um ‘boom’ de novas marcas plus size, de fabricação própria --muitas vezes caseira-- e com venda online. Com isso, vieram, também, os biquínis cada vez mais lindos e que atendiam às nossas necessidades: calcinha com cós mais alto e sutiã maior, com mais sustentação.

Daí foi a felicidade da nação, pois nunca haviam pensado na gente com tanto carinho e respeito. Isso movimentou o mercado de tal maneira que outras marcas de moda praia passaram a investir em produtos para esse público, com uma proposta cada vez mais jovial e divertida.

Apesar disso tudo, constantemente passamos por situações que testam o nosso amor próprio. Você acha que está tudo perfeito, sai de casa com seu biquíni novo para ir toda linda à praia e aí tudo vira um pesadelo assim que chega em um quiosque e percebe que não cabe na cadeira de plástico. Então você precisa sentar no chão, enquanto todos estão à mesa.

Isso é um problema? Sim, é. Mas o principal problema por trás desta situação é quando a pessoa acha que não se encaixa naquele ambiente, assim como não se encaixa naquela maldita cadeira. A questão vai muito além de usar ou não biquíni."

Graciele Locks, 33 anos, psicóloga

Graciele Locks, 33 anos, psicóloga - Arquivo Pessoal - Arquivo Pessoal
Imagem: Arquivo Pessoal
"Cada um deve vestir o que tem vontade. É bem gordofóbico dizer que, para usar biquíni, tem que estar em dia com a balança, ter um corpão. Nenhuma balança nunca me cobrou nada e, se tem uma coisa que eu tenho, é corpão. Então, por que o fato de ter gordas indo à praia e a todos os outros lugares sem se envergonharem ainda incomoda tanto? 

Percebo que essa mudança no comportamento das pessoas gordas se deve em parte ao feminismo e em parte às redes sociais. Muitas vezes, as redes funcionam como gatilho de sofrimento e preconceito, mas também servem de apoio, onde as pessoas trocam vivências, dificuldades. Nos fortalecemos no contato, mesmo que virtual.

Também acredito que não podemos separar uma luta que precisa ser diária por estação. Isso faz parecer que não existimos em outras épocas do ano. A diferença é que, por causa do clima, acabamos deixando o corpo à mostra e isso incomoda quem não sabe lidar com a aceitação e autoestima dos gordos.

A verdade é que existe uma pressão muito grande. Só que uma mulher magra pode sofrer pressão estética, mas não sofre preconceito [com o peso]. Não cuidam do prato dela quando ela está comendo, ela não chega ao médico com um dedinho da mão queimado e sai com uma orientação de dieta. Poderia passar horas citando situações de dor e constrangimento que pessoas gordas sofrem simplesmente por existirem."


Carolina Lippmann, 31 anos, autora do blog Lady Fofa
 

Carolina Lippmann - Arquivo Pessoal - Arquivo Pessoal
Imagem: Arquivo Pessoal
"Neste verão, fiquei feliz que muitas mulheres gordinhas estão usando biquíni. É sinal de que o nosso trabalho, mesmo que andando devagarzinho, está contribuindo para que as pessoas se libertem dos padrões. As mulheres começaram a entender do que se trata o empoderamento e que devem se amar em primeiro lugar.

Precisamos afirmar que somos livres e que nossos corpos não são errados, independentemente do que digam sobre o tal padrão de beleza. Percebo que estamos mais unidas e que, nas redes sociais, nos ajudamos, sendo gentis umas com as outras.

Noto isso no meu blog. Às vezes, posto uma foto de biquíni e alguma mulher comenta, dizendo que não tem coragem de usar, porque tem vergonha. Logo em seguida, surgem várias outras dizendo que ela pode usar, sim, e que ela deveria se sentir linda.

Devemos ser gentis com nós mesmas e curtir o verão sem neuras.

Muitas pessoas vão reparar nos outros quando estão na praia, não tem jeito. Mas não reparam só nas gordas, não. Seja qual for o seu tipo de corpo, tem gente que vai falar algo. Mas a vida é agora e ninguém tem a ver com a nossa forma física. Então, não deixe alguém te tirar um dia de praia. Seja gentil com você mesma e curta a estação. Foque no mar e se jogue sem medo de ser feliz!"