Topo

Xampu "Rapunzel" vira onda, mas ele cumpre o que promete mesmo?

Xampu promete crescimento de até seis centímetros em um mês e meio - Getty Images
Xampu promete crescimento de até seis centímetros em um mês e meio Imagem: Getty Images

Helô Oliveira

Colaboração para o UOL

12/12/2016 06h04

Se você é louca para ter um cabelão bem comprido e ele se recusa a crescer como gostaria, provavelmente já deve ter cogitado recorrer a uma fórmula milagrosa para agilizar o processo. Entre os produtos mais buscados pelas mulheres, um vem ganhando destaque na internet: o xampu apelidado de “Rapunzel”, que promete madeixas longas em tempo recorde. Comercializado pelas marcas Salon Line, Rapunzel e Inoar, o cosmético garante um crescimento de até seis centímetros em um mês e meio --para se ter ideia, a velocidade natural é de, no máximo, 1,5 centímetro ao mês. Mas será que ele realmente funciona?

“Produtos com essa finalidade contêm ingredientes como biotina, vitamina A, queratina, ceramidas, óleo de rícino e dexpantenol”, afirma a dermatologista Angélica Pimenta, de São Paulo. Esse combo de nutrientes teria o poder de deixar as fibras capilares mais resistentes e saudáveis, interferindo no ciclo de desenvolvimento. “Cada um age de uma maneira. A biotina, por exemplo, é uma vitamina do complexo B que aumenta a fase de crescimento do cabelo, chamada de anágena”, explica a farmacêutica bioquímica Marcela Buchaim, de São Paulo. O dexpantenol hidrata os fios e o couro cabeludo, enquanto a queratina e as ceramidas previnem a quebra.

O que dizem por aí
Interessadas no “efeito Rapunzel” não faltam e um reflexo disso são os inúmeros grupos no Facebook dedicados ao tema. A despachante Nicoly Braga Pinheiro, de São Paulo, faz parte de um deles e comemora os resultados. “Usei a linha SOS Bomba, da Salon Line. No primeiro mês não aconteceu nada surpreendente, mas no segundo ele cresceu muito”, conta.

Apesar da experiência positiva de Nicoly, não faltam críticas ao produto. “Depois que passei a usar o xampu, meu cabelo começou a cair demais, no chuveiro ou quando simplesmente passo a mão. Também senti que ele ficou mais ressecado”, lamenta a profissional autônoma Diana Vieira, de São Paulo, que também experimentou o SOS Bomba.

Segundo Angélica, isso acontece porque os ingredientes que ajudam a turbinar o crescimento, quando utilizados em excesso, podem se tornar verdadeiros vilões. “A vitamina A, tida como a estrela desses cosméticos, causa queda quando usada em altas dosagens”, alerta. A Salon Line afirma que o produto não provoca queda nem ressecamento e pode ser usado diariamente numa boa. A marca também reitera que a linha pode ser usada sem interrupções e que o efeito observado pode estar ligado a uma inadequação do cabelo ao produto.

Procurada pela reportagem, a Inoar não quis se pronunciar. Já a Rapunzel alega que sua linha foi estudada e testada. A marca argumenta que a possível queda retratada por algumas consumidoras não tem a ver com o xampu, mas com fatores não relacionados ao uso do produto, como a falta de hidratação dos fios, a realização de um processo químico recente, a ausência de vitaminas, a alimentação incorreta ou até um problema dermatológico grave. A respeito do tema, a Inoar afirma que não recebeu nenhuma reclamação sobre queda relacionada à sua linha, apenas elogios.

A principal recomendação dessas marcas é que o produto tenha um contato rápido com o couro cabeludo. Porém, de acordo com Ottoni, o curto período de interação impede a absorção dos nutrientes essenciais para o crescimento dos fios. “Se a queixa do paciente for queda de cabelo, o mais indicado é receitar uma loção que permaneça mais tempo em contato com o couro cabeludo. Um dos princípios ativos mais utilizados é o minoxidil, substância que prolonga a fase de crescimento dos fios”, diz.

Outro cuidado fundamental para evitar a queda é caprichar na limpeza do couro cabeludo – afinal, é a partir do bulbo capilar que o fio cresce. “Use um xampu que condiga com seu tipo de cabelo, massageando o couro com a ponta dos dedos para estimular o fluxo sanguíneo. O sangue nutrirá o bulbo, estimulando o crescimento”, ensina Ottoni. 

Ajuda natural
Um cuidado fundamental para auxiliar no crescimento dos fios sem recorrer a alguns produtos é caprichar na limpeza do couro cabeludo --afinal, é a partir do bulbo capilar que o fio cresce.

“Lave o cabelo ao menos três vezes por semana. Opte por um xampu simples, voltado à eliminação das impurezas, aplique-o e massageie o couro cabeludo com as pontas dos dedos, sem fazer força. Isso irá ativar a circulação e permitir que o sangue nutra o bulbo, o que ajuda muito no crescimento”, ensina a cosmetóloga Roseli Siqueira, de São Paulo.

Use água morna durante a lavagem e, na hora de enxaguar, aplique um jato de água fria para fechar os poros, controlar a oleosidade e deixar o fio brilhante. Por fim, lance mão de um condicionador ou uma máscara – esses, sim, repletos de vitaminas e outros componentes que ajudarão as madeixas a crescerem. “Siga essas orientações e você terá resultados muito mais significativos”, garante Marcela.