Topo

Seis armadilhas em que os homens caem tentando parecer mais jovens

Em "Velho Chico", Antônio Fagundes dá vida a um coronel que não quer envelhecer - Divulgação/Rede Globo
Em "Velho Chico", Antônio Fagundes dá vida a um coronel que não quer envelhecer Imagem: Divulgação/Rede Globo

Juliana Simon

Do UOL, em São Paulo

04/07/2016 07h00

Envelhecer não é fácil e todos buscam meios para deixar os efeitos do tempo menos visíveis na pele, no cabelo e no resto do corpo. O UOL procurou especialistas para saber no que os homens, em particular, mais erram ao procurar a "fonte da juventude".

Achar que qualquer produto para a pele serve
Segundo a dermatologista Thais Pepe, um dos grandes pecados é não escolher filtro solar e creme pós-barba específico para sua pele e aplicar de maneira errada os cremes anti-idade. Em ambos os casos, o resultado é a pele masculina ainda mais oleosa que o usual. No outro extremo, os homens que ignoram totalmente os cuidados da pele sofrem mais com aparecimento de manchas e rugas, além da foliculite na hora de se barbear.

Apelar para a tintura acaju ou para o preto asa de graúna
Não faltam opções para deixar os fios grisalhos mais naturais. Procurar ajuda de um profissional e não cair na tentação das tinturas de farmácia ajuda a conseguir o look mais natural e jovial.

Manter o mesmo corte de sempre
Maurício Morita, cabeleireiro do Studio W, aponta que o cabelo curto é a melhor opção para homens mais maduros. No entanto, não é todo corte que funciona. "O corte militar com topete ou mesmo um corte degrade com máquina curtíssimo na lateral e um topete maior pode causar uma má impressão no visual já não tão jovem do rosto do homem", aponta. Para os adeptos do look rock'n'roll, más notícias. "Nada de rabo de cavalo ou comprido a ponto de prender", crava Maurício. Segundo o profissional, o ideal é um corte na altura da nuca, cobrindo parcialmente as orelhas, mas bem desfiado para perder o volume e deixar um aspecto suave e jogado.

Disfarçar a careca com o cabelo que sobrou
Para disfarçar o início da calvície, se a perda de cabelo começar no topo da cabeça, o mais indicado é o curto nas laterais com tesoura ou máquina e em cima um pouco mais comprido e desconectado. Se for na entrada da testa, é possível adotar um cabelo bem desfiado curto, penteando para frente com um leve topetinho. Nos estágios mais avançados, o profissional indica raspar tudo.

AC/DC se apresenta pela primeira vez com Axl Rose em show na cidade de Lisboa, Portugal - AFP - AFP
Exageros em procedimentos estéticos marcam o visual do ex-galã Axl Rose
Imagem: AFP

Exagerar nos procedimentos estéticos faciais
Seja numa blefaroplastia (retirada do excesso de pele das pálpebras) ou num lifting, o exagero pode resultar em um rosto repuxado, com aspecto artificial, aponta do cirurgião plástico Vitorio Maddarena. O mesmo vale para técnicas de laser, peelings, aplicações de toxina botulínica ou ácido hialurônico: só rejuvenescem o rosto se aplicados de maneira correta e sem excessos.

Negligenciar a academia e tentar perder a barriguinha "na faca"
Segundo Vitorio, duas causas contribuem para a barriguinha: a camada de gordura maior do que o ideal ou mau posicionamento da musculatura abdominal. No primeiro caso, a lipoaspiração é a mais eficaz. Quando há comprometimento da musculatura, a saída é abdominoplastia e aparelhos como a radiofrequência também podem ser usados para casos mais leves. Porém, nada disso adianta sem associação com exercícios físicos.