Topo

Mascar chicletes sem açúcar após refeições reduz cáries em crianças

Goma sem açúcar protege os dentes - Getty Images
Goma sem açúcar protege os dentes Imagem: Getty Images

Do UOL, em São Paulo

16/02/2016 13h12

 

Um estudo conduzido por pesquisadores da faculdade de Medicina e Odontologia da Universidade Plymouth, no Reino Unido, apontou que consumir três chicletes sem açúcar por dia pode reduzir a incidência de cáries em crianças. As informações são do jornal britânico “Daily Mail”.

Nessa pesquisa, publicada no periódico científico “British Dental Journal”, os pesquisadores avaliaram crianças de 12 anos e descobriram que 35% delas têm vergonha de sorrir por conta da aparência de seus dentes.

Segundo eles, o uso da goma de mascar após cada refeição evitaria 364 mil idas ao dentista, o que representaria uma economia de 8 milhões de libras (aproximadamente R$ 460 milhões) por ano no NHS (National Health Service), o sistema de saúde pública britânico.

Os cientistas afirmam que escovar os dentes, pelo menos, duas vezes ao dia ainda é a melhor forma de manter os dentes saudáveis.

Porém, quando se trata de crianças acima de sete anos, mascar chiclete pode ser muito mais eficiente por sua capacidade de remover restos de alimentos dos dentes e de neutralizar os ácidos, produzidos a partir da placa bacteriana, que causam a cárie.

Estudos clínicos anteriores haviam provado a relação entre o uso de goma de mascar sem açúcar e a prevenção à cárie, mas é a primeira vez que os cientistas avaliam o impacto econômico da medida. Eles afirmam que, se o hábito fosse incorporado também pelos adultos, a economia seria muito maior.