Alimentos podem reduzir risco de disfunção erétil
Uma dieta rica em frutas, legumes, chá e vinho pode ajudar a reduzir o risco de disfunção erétil, constatou novo estudo.
Pesquisas anteriores sugeriam que os flavonoides, os antioxidantes desses alimentos, produzissem efeitos anti-inflamatórios que reduzem o risco de doenças cardíacas e alguns tipos de câncer.
Para este estudo, publicado no periódico "The American Journal of Clinical Nutrition", os pesquisadores acompanharam 25.096 homens usando questionários alimentares a cada quatro anos. Periodicamente, classificavam a capacidade de manter uma ereção suficiente para o intercurso sexual em uma escala de cinco pontos. Nenhum tinha disfunção erétil no começo da pesquisa.
Ao longo de dez anos de estudo, 35,6% dos homens relataram o problema. Após usar controles para atividade física, hipertensão, ingestão de álcool, diabetes e outros fatores, os pesquisadores encontraram um alto consumo de vários tipos de flavonoides em homens com menos de 70 anos associado a um risco menor de disfunção erétil, entre 11% e 16%. O consumo elevado de frutas, grande fonte desses antioxidantes, estava associado a uma redução de risco na ordem de 14%.
A grande amostra do estudo e o acompanhamento lhe conferem força considerável, mas sem provar causa e efeito.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.