Topo

Consumo de batata antes de engravidar aumenta risco de diabetes gestacional

Batata aumenta o açúcar no sangue - Getty Images
Batata aumenta o açúcar no sangue Imagem: Getty Images

Do UOL, em São Paulo

13/01/2016 18h10

 

Mulheres que incluem batatas em sua dieta antes de engravidar podem ter mais chances de desenvolver diabetes gestacional, sugere um novo estudo do National Institutes of Health, nos Estados Unidos, publicado no periódico científico “British Medical Journal”.

O diabetes gestacional é um distúrbio comum entre as grávidas, caracterizado pelo aumento do nível de açúcar no sangue, que pode levar a futuros problemas de saúde, tanto para a mãe quanto para o bebê.

Estudos anteriores já haviam analisado a influência de certos alimentos no aumento do índice glicêmico de gestantes, ligando-os a um maior risco de diabetes. Mas essa é a primeira vez que os cientistas correlacionam a batata, um alimento comum e bastante energético, a um maior risco de ter a doença.

Nesta pesquisa, 15 mil mulheres que não tinham histórico da enfermidade foram avaliadas durante dez anos. A cada quatro anos, elas respondiam a questionários sobre sua dieta no ano anterior.

Os cientistas afirmam que novos estudos são necessários para comprovar a ligação direta entre o consumo do tubérculo e a doença.

Para uma dieta mais balanceada e um menor risco de desenvolver doenças metabólicas, os pesquisadores sugerem substituir o alimento por outros vegetais, legumes e grãos integrais.