Comer produtos orgânicos reduz níveis de pesticidas em crianças
Pesquisadores constataram que quando as crianças comem frutas e verduras orgânicas, a quantidade de pesticidas em seus organismos declina significativamente.
A maioria dos pesticidas organofosforados --grupo de compostos químicos amplamente utilizados em agropecuária como inseticidas-- foi proibida para uso residencial, mas continua amplamente utilizada na agricultura. Doses elevadas em operários agrícolas podem ser mortais.
O estudo, publicado na edição de outubro de "Environmental Health Perspectives", incluiu 20 crianças residentes em Oakland, na Califórnia, e 20 na comunidade agrícola de Salinas, 160 quilômetros ao sul. As crianças mantiveram dietas convencionais durante quatro dias e uma dieta orgânica durante sete dias, depois retomaram aos alimentos convencionais por mais cinco dias.
Quase 72% de suas amostras de urina, coletadas diariamente, continham traços de pesticidas. Dos seis pesticidas detectados com maior frequência, dois caíram quase 50% quando as crianças seguiam a dieta orgânica. Os níveis de um herbicida comum caíram 25%. As quantidades de três outros pesticidas não se mostraram significativamente baixas na dieta orgânica. Os índices –em geral– foram maiores nas crianças de Salinas do que nas de Oakland.
"Existem provas de que a dieta é um caminho para a exposição aos pesticidas, e é possível reduzir a exposição escolhendo comida orgânica", afirmou o principal autor, Asa Bradman, diretor associado do Centro para Pesquisa Ambiental de Saúde Infantil da Universidade da Califórnia. "Porém, eu nunca diria que frutas e verduras convencionais são inseguras. Todas são saudáveis."
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.