Sarcasmo deixa as pessoas mais criativas, diz estudo

Um estudo feito com 300 pessoas provou que uma boa dose de sarcasmo é saudável e aumenta a criatividade. As informações são da versão on-line do jornal britânico "The Independent".
A pesquisa, que foi publicada na revista científica "Organizational Behavior and Human Decision Processes", diz que quem ouve comentários irônicos --e os autores deles-- são até três vezes mais criativos do que aqueles expostos à sinceridade, por exemplo. Li Huang, autor do estudo, afirmou que essa forma de comunicação pode impulsionar a geração de ideias e soluções para novos problemas.
"Assim como Oscar Wilde pensava, o sarcasmo pode representar uma forma inferior de inteligência, mas descobrimos que ele certamente catalisa um pensamento superior", disse ao “The Independent”.
Em um dos testes realizados pelas Universidades de Harvard e Columbia, nos Estados Unidos, os entrevistados se deparavam com situações sarcásticas ou francas e, na sequência, passavam por uma avaliação psicológica criativa. A experiência exigia que eles encontrassem a melhor solução para um problema exposto.
Os resultados mostraram que 75% dos que tinham sido alvo de ironias conseguiram realizar a tarefa. Já entre os que ouviram comentários sinceros, apenas 25% foram bem-sucedidos. A partir disso, a conclusão foi que todas as formas de sarcasmo, raiva ou crítica exercitam mais o cérebro.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.