PUBLICIDADE

Topo

Universa

Para Laura Muller, do "Altas Horas", sexo bom não termina sempre em orgasmo

Laura Muller tira dúvidas sobre sexo no programa "Altas Horas" - Reinaldo Canato/UOL
Laura Muller tira dúvidas sobre sexo no programa "Altas Horas" Imagem: Reinaldo Canato/UOL

Thamires Andrade

Do UOL, em São Paulo

20/05/2015 07h05

Muitos casais parecem acreditar que uma relação sexual satisfatória tem de terminar sempre com um orgasmo. Laura Muller, psicóloga, sexóloga, palestrante e comentarista do programa "Altas Horas" (Globo), desmente essa ideia. "É um mito da cultura brasileira, pois é completamente possível que o sexo seja prazeroso, mesmo sem atingir o orgasmo", afirma.

Veja também

Para quem se incomoda com a ausência de gozo, no entanto, Laura recomenda buscar ajuda. "O primeiro passo é procurar um ginecologista ou urologista para verificar possíveis causas físicas, que podem influenciar na dificuldade sexual."

Descartadas motivações do organismo, a sexóloga indica a ajuda de um psicólogo para verificar fatores emocionais, que podem estar atrapalhando na hora do prazer. "Quando se trata de orgasmo, quase todas as causas são emocionais, portanto, a pessoa precisa ter coragem para buscar ajuda, pois dá para virar o jogo", fala.

Se o problema que afeta a vida sexual é o descompasso de desejo entre o casal --um quer transar mais do que o outro--, o caminho é buscar um consenso. "Cada um tem um ritmo. Cada ser humano é único e tem uma maneira de viver a sexualidade, portanto, o casal deve chegar a um acordo nesse âmbito, assim como fazem em várias áreas da vida."

$escape.getH()uolbr_geraModulos('embed-foto','/2015/a-ideia-de-que-o-casal-precisa-alcancar-o-orgasmo-em-toda-relacao-sexual-e-um-mito-1432054722797.vm')

Na negociação, Laura recomenda que ambos os lados fiquem atentos para não extrapolarem os limites do outro. "É possível fazer um acordo, mas os dois lados terão de ceder. O que não dá é para forçar a barra, pois isso não traz nada positivo para a vida a dois", diz.

Acostumada a responder a dúvidas sobre sexo, a comentarista do "Altas Horas" lançará no dia 20 de junho o livro “Meu Amigo Quer Saber... Tudo sobre Sexo” (editora Casa da Palavra). O título brinca com a maneira que as pessoas fazem questionamentos a Laura, pois ninguém assume que pergunta por interesse próprio.

A obra trata de temas atuais das relações sexuais na modernidade e é dividida por assuntos. O livro apresenta questões importantes, como a relação em meio à tecnologia, com os riscos da exposição de conteúdos pessoais na web; as dúvidas da primeira vez; os mistérios sobre o corpo; o orgasmo, a ereção e a ejaculação, entre outras.

As perguntas são respondidas de forma objetiva, deixando de lado convenções morais. O objetivo de Laura é que o livro ajude a desvendar todos os “grilos” do mundo sexual. 

Universa